A Polícia Militar Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) e Coordenação Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), concluiu o XX Curso de Formação de Instrutores Proerd, em Cachoeiro de Itapemirim, na última sexta-feira (13). Em um clima de emoção e alegria, 33 policiais do Sul do estado foram certificados depois de aprovados em 80 horas de curso.
Esteve presente na cerimônia de formatura o coronel Leonardo Marquezi, que assumiu recentemente o comando do CPO-Sul. Em uma fala envolvida de emoção, o coronel Marquezi relembrou o período em que esteve à frente do Proerd, tendo sido o responsável por trazê-lo para a PMES no ano 2000. “Este momento é especial para mim, pois desde que deixei a coordenação do Proerd para assumir outras responsabilidades da função, nunca mais participei de formaturas, nem nas escolas, nem de instrutores para ficar claro que o Proerd não dependia de mim, e hoje, ao entrar aqui neste auditório e sentir toda essa alegria, toda essa energia de vocês, fica claro que o programa se mantém, deixo um abraço para todos vocês”, terminou.
Estiveram também presentes os comandantes e representantes do 9º e 14º BPM e o Diretor Adjunto da DDHPC, tenente-coronel Miranda, que em suas falas felicitaram os formandos e disseram da importância do Proerd como Polícia de proximidade no Sul do ES.
Ao final, os instrutores, seus mentores e o facilitador do curso, tenente Wamberto, fizeram a tradicional dança da coreografia e a canção do Proerd, momento em que se encerrou a cerimônia de formatura.
Ao fim da solenidade, emocionados, abraçados e em lágrimas, os policiais fizeram promessa de começarem a atuar ainda neste primeiro semestre de 2015.
A DDHPC tem em seu planejamento, ainda cinco cursos de formação de instrutores para a Região Metropolitana da Grande Vitória e Norte do estado e ainda quatro cursos de Pais/Comunitário.
A previsão de atendimentos para este ano, segundo o tenente-coronel Miranda é de 50 mil crianças formadas e prontas para dizerem não às drogas e evitarem atitudes e ações que levem à violência. “Vamos aproximar, cada vez mais a comunidade da Polícia Militar, somos parceiros contra as drogas e contra a violência e com estes novos instrutores formados em Cachoeiro de Itapemirim, com total apoio dos comandos do Sul do estado, iremos avançar ainda mais no trabalho que já vem sendo realizado pelos instrutores dessa região”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573