O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), no sul do Estado, está investindo maciçamente na educação ambiental, por meio de palestras e da participação em eventos relacionados à proteção do meio ambiente.
Desde o ano passado, o comandante do BPMA, Tenente Coronel Andrey Carlos Rodrigues, em diversas reuniões com os oficiais da Unidade vem planejando diversas ações de educação ambiental a serem desenvolvidas em todo o Estado do Espírito Santo.
A partir dos planejamentos, vem sendo realizadas palestras em escolas, desde o ensino fundamental até o ensino superior, bem como, exposições fotográficas, exibição de animais taxidermizados e de equipamentos de uso cotidiano para contenção e manejo de animais silvestres, além da exibição de um vídeo institucional que foi recentemente atualizado. Além disso, a Polícia Ambiental vem sendo presença constante em todos os eventos que tenham relação com a defesa do meio ambiente.
No sul do Estado, onde a 4ª Companhia é a responsável direta pelo policiamento ambiental, atuando em 27 municípios, somente no último mês de março os policiais ambientais realizaram palestras para mais de 500 pessoas e participaram de eventos que atingiram um público estimado de cinco mil pessoas. Os dados de abril ainda estão sendo contabilizados.
Exemplo dessas ações ocorreu no último dia 30/04, em que policiais militares do 1º Pelotão da 4ª Companhia, sediada em Cachoeiro de Itapemirim, estiveram em uma escola pública no município de Vargem Alta ministrando mais duas palestras de educação ambiental.
A Escola de Ensino Fundamental e Médio “Presidente Luebke” recebeu os policiais com bastante entusiasmo, sendo que o próprio Subsecretário de Educação do Município, Julimar Paiva se fez presente, atestando a importância de ações dessa natureza.
O palestrante, sargento Silva, em sua fala buscou conscientizar os jovens sobre a importância da preservação ambiental, tratando de temas como a importância das áreas de preservação permanente, da necessidade de preservação das espécies animais e do cuidado que se deve ter com o uso da água.
Pela manhã, participaram estudantes do Ensino Fundamental, com idades entre 13 e 14 anos. Já no período vespertino foi a vez dos alunos do Ensino Médio, com idades entre 15 e 17 anos. Ao todo, foram atendidos cerca de 200 alunos, no período da manhã e da tarde.
Para o sargento, é um privilégio tratar desses assuntos no ambiente escolar, pois “os estudantes são peças-chave para a mudança de atitudes para se proteger o meio ambiente, já que são menos avessos a mudanças, sendo muito mais receptivos que os adultos”.
Já nesta quinta-feira (02), outra equipe de policiais ambientais do 2º Pelotão da 4ª Companhia proferiu palestra para trinta e cinco jovens do Tiro de Guerra de Guaçuí, abordando assuntos referentes à legislação ambiental, à missão da Polícia Ambiental em todo o Estado, às principais ocorrências atendidas e à importância da participação de todos no processo de preservação ambiental. No fim da palestra foi exibido um vídeo institucional e foram esclarecidas diversas dúvidas que foram levantadas.
Os contatos com a Polícia Militar Ambiental para agendamento de palestras e participação em eventos poderão ser feitos através dos telefones:
Região Centro/Serrana: (27) 3336-4515
Região Norte/Noroeste: (27) 3711-8151
Região Norte/Nordeste: (27) 3763-3663
Região Sul: (28) 3521-3358, 3553-1398
E-mail: p3bpma.pm@gmail.com
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel João Henrique de Castro Cunha
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Dalila Travaglia / Christiano Mattos
Tels.(27) 9607-2978 / 8802-3326 / 3636-1573
E-mail: co