Governo do Estado do Espírito Santo
18/04/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 13h59

Polícia Militar flagra pescadores realizando pesca predatória



Durante o dia dessa sexta-feira (18), uma equipe de policiais da 3ª Cia da Polícia Ambiental com sede em São Mateus, realizou uma operação com objetivo de fiscalizar a pesca predatória em locais em que a fauna ictiologia está na sua fase de desenvolvimento.

Foram realizadas incursões pelo leito do Rio Cricaré, percorrendo até a zona de confluência com o mar no município de Conceição de Barra/ES. Na vistoria foram abordados diversos pescadores, destacando dois que realizavam pesca com uso de rede e tarrafa sem estarem munidos da carteira profissional de pescador. O flagrante ocorreu em uma ilha de manguezal situado no centro do leito do rio Cricaré, na altura da comunidade da Meleira.

Os militares visualizaram pescadores em meio ao mangue na condição de fundada suspeita por prática de captura de caranguejo uçá, crustáceo que encontra em período de andada compreendido entre 17 a 23 de Abril do corrente ano conforme portaria 01-R de 06 Jan 14 IEMA.

Ao avistarem a aproximação da guarnição os nacionais empreenderam fuga do local não sendo possível suas detenções, os quais tomaram rumo incerto e não sabido.

Em vistoria naquela área de preservação permanente foi localizado cerca de 350 (trezentos e cinquenta) metros lineares de rede de pesca armados irregularmente em meio ao mangue para captura do crustáceo acima mencionado. Dentro de um bote de madeira usado pelos nacionais continha também 03(três) sacos de nylon com mais 470 (quatrocentos e setenta) metros lineares de rede de pesca para mesma ação caso não fossem impedidos pela ação fiscalização dos militares.

Também foi apreendido um motor de popa marca Buffalo, modelo rabeta, sendo todo material encaminhado para o DPJ de São Mateus para adoção das demais medidas que o caso requer.

Findando a operação já na zona de confluência do mencionado rio com o Oceano fora recolhido uma rede de pesca de 50 (cinquenta) metros lineares que estava armada irregularmente. Pescadores infratores procuram burlar a Lei, mas a policia ambiental tem intensificado as fiscalizações no intuito de coibir a prática da pesca predatória, principalmente nestas zonas.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573
E-mail:

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard