Dois homens de 18 e 42 anos, foram detidos por uma equipe da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), na tarde desse domingo (25), quando praticavam pesca predatória embarcada com uso de tarrafas no Rio Doce, município de Colatina.
Os policiais realizavam fiscalização náutica, quando avistaram uma embarcação e antes mesmo da abordagem, dispensaram as redes de pesca no rio não sendo possível resgatá-las.
Segundo o sargento Paulo Sérgio, da Polícia Ambiental, os pescadores estavam sendo monitorados à distância, sendo registrada a pesca por meio de fotos e vídeo, aguardando o melhor momento para a abordagem, e quando a mesma ocorreu, tentaram evadir-se por meio fluvial sendo alcançados com auxílio de uma equipe de apoio.
Os dois homens foram conduzidos para a delegacia de Polícia Civil de Colatina, juntamente com um barco de madeira com motor de popa 4HP, onde foram autuados.
A Piracema:
A Piracema acontece todos os anos, no início do período das chuvas, sendo considerado um essencial fenômeno natural para a preservação dos peixes. Esse fenômeno caracteriza pela subida dos peixes, em busca das águas mais amenas das cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza, inclusive, vencendo obstáculos naturais com o objetivo de reprodução.
Apesar da proibição, muitos pescadores continuam praticando atividade de pesca, que nessa época se torna ilegal, pois, interfere no equilíbrio biológico dos mananciais, gerando por consequência, diminuição da população de peixes.
Alerta:
Lei Federal 9.605/1998.
Art. 34. Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente: Pena - detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Parágrafo único. Incorre nas mesmas penas quem:
I - pesca espécies que devam ser preservadas ou espécimes com tamanhos inferiores aos permitidos;
II - pesca quantidades superiores às permitidas, ou mediante a utilização de aparelhos, petrechos, técnicas e métodos não permitidos;
III - transporta, comercializa, beneficia ou industrializa espécimes provenientes da coleta, apanha e pesca proibidas.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573