Nessa quinta-feira (03), atendendo denúncia anônima referente à poluição do ar causado pela fumaça emitida por forno de carvão, militares do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) foram até a localidade do Córrego Boa Vista, zona rural do município de Boa Esperança, onde foi constatado que na propriedade do J.A.S.M., de 44 anos, a existência de um forno para fabricação de carvão em funcionamento.
O forno funcionava sem a devida licença junto ao órgão competente e sem as condições exigidas para prática da atividade, entre elas a implantação de equipamentos e tecnologias para redução das emissões de poluentes.
Na ocasião foram encontrados na residência do responsável, dois pássaros silvestres, um papagaio e um canário da terra, presos em gaiolas, sem a devida autorização legal.
Se tratando de crimes ambientais previstos nos artigos 60, Obras e Serviços Poluidores e artigo 29, Animais Silvestres em cativeiro da Lei 9.605/98, o acusado foi conduzido, juntamente com os pássaros silvestres apreendidos para o plantão policial de Nova Venécia.
Informações Complementares
LEI 9.605/98
Art. 60. Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Art. 29. Paragrafo 1º inciso III: manter Animal Silvestre (pássaros) em Cativeiro sem o devido registro junto ao Órgão Ambiental competente é Crime e a Pena é de Seis meses a um ano de detenção e multa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573