Durante esta quinta-feira (25), a Polícia Militar flagrou a construção irregular de quatro poços escavados em área de preservação permanente no município de Rio Bananal. A área total degradada foi de 14.300 m² as margens de um curso d’água, o que equivale a aproximadamente um campo e meio de futebol. Os infratores responderão por crime contra o meio ambiente.
Na localidade de Córrego Alegre, zona rural de Rio Bananal, a guarnição vistoriou uma propriedade onde o dono, um produtor agropecuário de 38 anos, promoveu a ampliação de três poços escavados com o uso de tração mecânica. Os reservatórios passaram a ocupar uma área total de 8.600 m² e estavam localizados em área de preservação permanente, as margens do córrego. O serviço não foi autorizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (IDAF). Já na localidade de Córrego Primavera, também na zona rural do munícipio, mais um poço foi localizado em área de preservação permanente. A obra causou um dano ambiental de 5.700 m² e não foi licenciada pelo IDAF.
Os responsáveis pelo serviço responderão pelo crime de realizar serviço potencialmente poluidor sem autorização do órgão ambiental, cuja pena prevista é a de detenção de um a seis meses, além de multa.
A Polícia Ambiental informa que a construção de poços escavados causa grande modificação no meio ambiente através das escavações, movimentação de terra e depósito de materiais, na maioria das vezes em locais que devem ser preservados, como as margens de rios, córregos e nascentes. Devido a esse potencial poluidor a atividade deve ser previamente licenciada a fim de minimizar os impactos sobre o meio ambiente.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573