Na manhã desta sexta (21), uma guarnição do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou a prisão de duas pessoas em atividade de caça na Reserva Natural da Vale, em Linhares. Com eles os militares encontraram duas armas equipadas com silenciador, apito para atrair aves e vários animais abatidos, entre eles um mutum, espécie ameaçada de extinção.
Na tarde de ontem (20), os policiais receberam informações sobre a movimentação de pessoas no interior da Reserva e iniciaram as buscas acompanhados pelos vigilantes do local. Após dezenove horas de operação foram localizados dois homens no interior da mata. Ao perceberem a aproximação dos militares os suspeitos tentaram fugir, entretanto, foram alcançados e presos em flagrante.
Com os acusados foram encontrados quinze animais abatidos, sendo onze pacas, um veado mateiro, um tatu, um pato do mato e um mutum. Os policiais apreenderam também um rifle calibre 22, uma espingarda calibre 22, dois silenciadores artesanais, 61 munições calibre 22 intactas, facas, lanternas, caixas de isopor e pios para atrair aves.
De acordo com a equipe os dois homens responderão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, caça de animais silvestres sem autorização e ainda por adentrarem em unidade de conservação portando artefatos para caça. As penas somadas podem ultrapassar os quatro anos de detenção e são agravadas em razão de envolver espécie em risco de ser extinta. Os suspeitos, materiais e animais foram encaminhados para 16ª Delegacia Regional em Linhares.
“A ação de fiscalização da Polícia Militar Ambiental nos remanescentes de Mata Atlântica tem sido constante. Prova disso é essa prisão ocorrida em Linhares. Com a ação totalizamos três caçadores presos na região Norte somente nesta semana”, ressaltou o capitão Waldir Florêncio Correia Júnior, Comandante da 3ª Companhia do BPMA em São Mateus.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573