Na manhã de sexta-feira (03), uma denúncia anônima referente animais silvestres em cativeiro, ajudou a policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) à encontrarem além dos animais, um chassi de motocicleta roubada, no quintal de uma residência no bairro Castelo Branco em Cariacica.
Após localizarem o endereço e fazerem contato com o morador da casa, os policiais iniciaram as buscas encontrando seis gaiolas, nas quais estavam acomodados dois saguis e cinco coleiros, todos sem registro. Ainda durante a averiguação, os militares suspeitaram da existência de várias peças automotivas espalhadas pelo quintal da residência, inclusive um chassi de moto, completamente desmontado. Quando verificaram o número da peça junto ao CIODES, foi constatado que se tratava de parte de uma motocicleta roubada.
A dona da casa informou que o veículo era de sua propriedade e que havia roubada e posteriormente recuperada por ela própria. Entretanto, não havia feito nenhum registro sobre o encontro do veículo. Diante da suspeição de fraude e do crime de cativeiro de animais silvestres foi registrado um boletim de ocorrência. As peças e os animais encontrados na residência foram encaminhados para o plantão policial de Cariacica.
A Polícia Militar informa que, nos casos em que os proprietários de carros ou motos roubadas localizarem por si estes produtos, devem imediatamente informar as autoridades sobre o fato, a fim que seja dada a baixa da restrição de roubo. O contato deve ser feito com CIODES (via 190) e com a Delegacia de Roubo e Furto de Veículos (Municípios da Região Metropolitana) ou com a delegacia da cidade (municípios do interior).
Os motoristas abordados na posse do veículo com restrição de roubo, mesmo que sejam os proprietários legais, são conduzidos o plantão policial. O procedimento visa esclarecer a situação, pois o ato pode configurar fraude à seguradora ou falsa comunicação de roubo. Os veículos nestas situações são removidos ao pátio do Detran, onde permanecem depositados até que toda a situação seja esclarecida.
Com relação a ocorrência em Castelo Branco, a Polícia Civil dará prosseguimento às investigações para descobrir se a versão apresentada pela moradora é verdadeira. Quanto aos animais encontrados, após a confecção da ocorrência, foram encaminhados ao viveiro da 1º Companhia do BPMA, de lá serão mandados para o Cereias, responsável pela reintrodução dos animais silvestres ao seu habitat natural.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573