A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa da PMES (DEIP), concluiu nesta sexta (17) o Curso de Ciclopatrulhamento para Instrutores. O objetivo é capacitar policiais militares para atuarem como multiplicadores das técnicas de policiamento com uso de bicicletas na PMES, baseado em preceitos técnicos difundidos internacionalmente.
O curso teve carga horária total de 80 horas/aula, foi Coordenado pelo Major Anderson Simas de Oliveira e realizado entre os dias 06 a 17 de junho de 2016, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar do Espírito Santo. O curso contou com a participação de 24 alunos de diversas Unidades da PMES e deverá ser utilizado na execução e ampliação do ciclopatrulhamento em todo o Estado.
O ciclopatrulhamento surgiu como processo alternativo na atividade de policiamento ostensivo, que reúne características que vão além do uso da bicicleta como mero meio de transporte, mas como uma atividade complementar aos outros processos de policiamento, que funciona de forma sistêmica e integrada.
O policiamento com bicicletas tem como vantagens principais: o aumento da ação de presença física e potencial do policiamento ostensivo, o baixo custo de manutenção e implantação, maior interatividade com a comunidade, melhoria do condicionamento físico e da saúde do policial ciclista, além de contribuir para a boa imagem da Corporação.
De acordo com o Diretor de Ensino Instrução e Pesquisa, Coronel Andrey, a capacitação visa aprimorar a qualificação dos policiais militares e otimizar a utilização dos recursos públicos da Polícia Militar, na prestação de serviços às comunidades capixabas.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573