Governo do Estado do Espírito Santo
07/11/2015 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h42

Polícia Militar faz operação de repressão à caça no entorno do Rio Reis Magos no município de Serra

Policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) fizeram uma operação de repressão à caça, que resultou na prisão três pessoas suspeitas de realizar caça e pesca ilegal no entorno do Rio Reis Magos, na divisa entre os municípios de Fundão e Serra. Com os acusados foram encontradas cinco espingardas, redes, armadilhas além de animais abatidos. A ação foi na madrugada desse sábado (07).

Após receber denúncias sobre a ação de caçadores na região norte da Serra, o BPMA organizou uma operação que contou com o efetivo de 28 policiais distribuídos em viaturas e embarcações e que percorreram a região a fim de localizar e prender pessoas praticando crimes ambientais. A ação contou com o apoio do helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), que realizou o sobrevoo identificando possíveis rotas de fuga de barcos e pessoas.

Durante a verificação em uma embarcação foi detido um pescador amador, que utilizava rede de espera no leito do Rio Reis Magos. O uso desse tipo de material está proibido em todos os rios brasileiros em razão do período da piracema, que vai do dia 1º de novembro de 2015 ao dia 28 de fevereiro de 2016. Com isso, 300 metros de rede e o motor do barco foram apreendidos em razão do crime de pesca.

Em uma verificação no entorno de uma casa foram encontrados várias armadilhas para caça, conhecidas popularmente como “canhão”, equipamentos proibidos que são espalhados ao redor de áreas de mata com o objetivo de abater animais utilizando munições de espingarda. No interior da residência foram localizados cerca de 10 animais abatidos, das espécies jacaré, lagarto, tatu e gambá. Também foram encontradas cinco espingardas além de munições de diversos calibres. No local também foram apreendidos vários pássaros que estavam em gaiolas. Dois homens que estavam na residência foram detidos em flagrante por crime ambiental.

Com ações desse tipo o BPMA visa inibir a prática de crimes ambientais na Região Metropolitana, tirando de circulação armas, munições, redes de pesca e armadilhas. As operações em repressão a estes ilícitos são realizadas em diversos horários inclusive nos fins de semana. Todos os detidos e materiais foram encaminhados para a 3º Delegacia Regional na Serra.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard