Nesta sexta-feira (22) foi realizado o encerramento da 5ª edição do Curso de Negociação de Crises com Reféns Localizados, promovido pela Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp). Na oportunidade, a Polícia Militar fez a entrega de 51 espingardas calibre 12 para serem empregadas no policiamento ostensivo em todo o estado.
O Curso de Negociação de Crises com Reféns Localizados teve início no dia 20 de novembro, com carga horária de 290h/a e duração de cinco semanas.
As disciplinas ministradas no curso compreendem temáticas diversificadas, como Gerenciamento de Crises, Programação Neurolinguística, Psicologia Aplicada ao processo de tomada de refém, além de diversas palestras que foram ministradas no curso, como a “Terrorismo e Contraterrorismo”, apresentada pelo jurista Rogério Greco, “Ser Surdo”, apresentada pela Diretora do Centro de Atendimento ao Surdo, além e uma palestra ministrada pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer).
Durante o curso, os alunos foram submetidos a mais de 30 simulações práticas, e grande conteúdo de leitura sobre a Doutrina de Negociação. Ao final, concluíram com aproveitamento 21 policiais, sendo um tenente da PMMG, um policial rodoviário federal e 19 policiais militares da PMES.
Para o coordenador do curso, capitão Eduardo, o processo de formação do curso, com extensa carga horária de simulações práticas, eleva o nível de dificuldade dos alunos, exigindo assim grande resiliência e controle emocional dos discentes, além da necessidade de colocarem em prática todos os ensinamentos adquiridos durante as cinco semanas de duração do curso.
Entrega das espingardas calibre 12
O Comandante-Geral, Coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, fez a entrega das 51 espingardas calibre 12 para serem empregadas no policiamento ostensivo em todo o estado. A ação representa um investimento de R$ 138.000,00 no reaparelhamento da Instituição.
Dois foram os modelos de armamentos adquiridos, uma de cano de 14 e outra de 19 polegadas, que apresentam basicamente as mesmas funções como, por exemplo, o peso reduzido, coronhas telescópias que possibilitam melhor ergonomia para os diferentes tipos de operadores, sejam masculinos ou femininos, além de possuir sistema de absorção de impacto durante os disparos. Ambas espingardas são dotadas de “pistol grip” (punhos de pistolas) que permitem a melhor empunhadura, além de trilhos para inserção de acessórios ópticos e lanternas táticas.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 885