Terminou, na manhã desta sexta-feira (06), o 1º Curso de Instrutores de Uso Proporcional da Força e Técnicas Não-Letais para oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e de outras instituições.
A solenidade de formatura do curso aconteceu no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM) e contou com a participação do chefe do Estado Maior Geral da corporação, Coronel Ruy Guedes, do Comandante do Policiamento Ostensivo Especializado, Coronel Marcos Assis Batista, do Comandante do Batalhão de Missões Especiais (BME), Tenente Coronel Alexandre Ofranti Ramalho, do Comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMont), Tenente Coronel Lamaison Luiz da Silva Silveira, do Coronel da Reserva Orely Lyrio, além de outras autoridades.
O Diretor de Ensino, Pesquisa e Instrução (DEIP) da PMES, Tenente Coronel Jailson Miranda, ressaltou que o curso favoreceu a capacitação dos oficiais para o empenho na formação inicial e continuada dos policiais militares do Estado. O Diretor da DEIP foi enfático ao afirmar que os conhecimentos adquiridos neste curso foram pautados nos eixos estratégicos da Instituição. “O objetivo é desenvolver um padrão de resposta adequada às situações práticas do cotidiano policial, buscando o autoaperfeiçoamento técnico e a autoavaliação”, destacou.
O curso, que teve início no dia 29 de Abril deste ano, abordou as formas de Emprego da Força e das Técnicas Não-Letais pelas forças policiais como um meio para a preservação da vida e dos Direitos Humanos. Receberam a capacitação 16 oficiais da PMES, um Capitão da Polícia Militar do Alagoas (PMAL), um Capitão da Polícia Militar da Bahia (PMBA), e um Tenente da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
A aula inaugural, com o tema “Armas Não-Letais e Forças Policiais” foi ministrada pelo Coronel aposentado do Exército Norte-Americano, Jonh B. Alexander, que enfatizou o constante treinamento como a prática principal para que a excelência na utilização de armamentos letais e não-letais seja alcançada. Na oportunidade, foram elencados alguns armamentos que são eficientes na contenção de manifestações e distúrbios civis, tais como a lanterna, o spray de pimenta, as armas que disparam munições de borracha e o Taser, popularmente conhecido como arma de choque.
Além disso, os militares tiveram instrução prática sobre Agentes Químicos com o oficial da reserva do Exército Brasileiro, Coronel Edson Pereira, e a respeito dos Aspectos Legais do Uso da Força com o Juiz Auditor da Justiça Militar, Doutor Getúlio Marcos Pereira Neves. Temas como Material Bélico, Lei de Tortura e Lei de Abuso de Autoridade também foram abordados.
O Comandante do Policiamento Ostensivo Especializado, Tenente Coronel Marcos Assis Batista, afirmou que o uso proporcional da força e o uso de técnicas não-letais pelas forças policiais vão ao encontro dos anseios da sociedade.
O Coronel Ruy Guedes, que representou o Comandante Geral da PMES no evento, recordou os diversos movimentos sociais ocorridos no ano de 2013 e neste ano, e destacou que todas as forças policiais da Federação devem estar preparadas para as demandas que podem surgir. “Temos que garantir a segurança de todas as pessoas que participam desse tipo de evento”, frisou.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573