Governo do Estado do Espírito Santo
28/10/2015 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h40

Polícia Militar encerra capacitação de 40 alunos em curso do Programa Crack é Possível Vencer

A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), concluirá a capacitação de 40 policiais militares e guardas municipais no uso de equipamentos não letais. A iniciativa é resultado da parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal e municípios da Grande Vitória com o programa “Crack, é Possível Vencer”.

Lançado em dezembro de 2011, o programa abrange um conjunto de ações para enfrentar o crack e outras drogas e tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, bem como o tráfico e as organizações criminosas, ampliando as atividades de prevenção.

O treinamento oferece aos alunos o conhecimento de aspectos legais da utilização diferenciada da força policial, que vai da simples presença e verbalização, ao controle físico, emprego de bastões e algemas, arma de choque, até a utilização de spray de pimenta e outros equipamentos, para preservar a integridade física de suspeitos abordados.

“A proposta nesta última semana foi capacitar os profissionais da segurança pública em uma atuação que esteja em sintonia com os preceitos dos direitos humanos associados à tecnologia não letal. Essa postura gera legitimidade para a atuação policial enquanto relevante agência de controle social garantidora de direitos e responsável pela árdua missão de preservar a ordem pública nos diversos contextos urbanos”, disse o coordenador do treinamento nestas duas últimas etapas e Chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional da DDHPC, Major Sandro Roberto Campos.

Para o Coordenador Geral do Curso e Diretor Adjunto de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, Tenente Coronel Jailson Miranda, “temos mais uma excelente ação de capacitação desenvolvida pela PMES em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, redes de Assistência Social, Saúde e Guarda Municipal de Vila Velha. Nosso foco é a atuação dos profissionais na filosofia de polícia comunitária, o trabalho integrado com as redes de prevenção e cuidado e o respeito aos direitos humanos”.

Os participantes do treinamento também receberam capacitação com os cursos “Multiplicadores de Polícia Comunitária” e “Redes de Atenção e Cuidado ao usuário” que contou com participação de instrutores civis da Universidade Federal do Espírito Santo e das redes de saúde e assistência social do município de Vila Velha. Durante o curso, temas como aspectos psicossociais dos usuários e dependentes químicos foram abordados, com orientação quanto aos encaminhamentos à rede local de atendimento médico e de assistência social.

Simulação de ocorrências

Na manhã de sexta-feira (30), será realizada a avaliação dos alunos, em oficinas que irão simular ocorrências policiais, onde os agentes decidem pela utilização ou não dos recursos disponíveis, como o armamento não letal. A simulação acontece no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar, no bairro Santana, em Cariacica.

Local de atuação

Ao final da capacitação, e estruturadas as demais etapas, os participantes do treinamento atuarão no município de Vila Velha, em locais indicados para a intervenção pública inicial nas denominadas “cenas de uso”. A SENASP está disponibilizando equipamentos que estarão posicionados em localidades estratégicas na cena de uso e que serão empregados pelos profissionais da Guarda Municipal integradamente com a Polícia Militar de Vila Velha, agora capacitados pelo Programa Crack, é Possível Vencer.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard