A Polícia Militar encerrou o 1º Seminário do Plano Estratégico da Instituição, para o período de 2016-2019, com um evento realizado nesta sexta-feira (09), no anfiteatro da Universidade Vila Velha (UVV). O encontro contou com a apresentação de três palestras e foi destinado aos oficiais superiores; capitães das diretorias, corregedoria, CPOM e CPOE da Instituição.
Foram ministrados os temas: “Planejamento Estratégico na Era Mobile”, “A importância do Planejamento Estratégico para Desenvolvimento Social do ES” e “Desafios da Gestão num mundo acelerado, onde a única certeza é a incerteza".
O chefe do Estado-Maior Geral e coordenador geral do Plano Estratégico 2016-2019 da PMES, coronel Jailson Miranda, abriu o evento falando sobre a importância do trabalho realizado para o crescimento profissional e da Instituição.
O primeiro tema foi abordado pelo tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Cataria, Jorge Eduardo Tasca, que ao falar sobre Planejamento Estratégico na Era Mobile ressaltou que todas as ações, dentro do planejamento estratégico, podem sofrer mudanças durante o processo e que os ajustem são necessários para o bom andamento. Ele destacou que essas ações, dentro de um plano feito pela Polícia Militar, são voltadas para que a sociedade e os cidadãos estejam sempre em primeiro lugar, o mais importante.
O tenente-coronel Tasca compartilhou algumas informações de como é a experiência da PM de Santa Catarina, no que se refere a planejamento estratégico. Disse que as melhorias do processo visaram três pontos: o Estratégico, o Finalístico e o de Suporte e que todos eles buscam levar um melhor atendimento para a sociedade.
Na oportunidade ainda apresentou duas ferramentas utilizadas pela Polícia Militar Catarinense. Um aplicativo chamado PMSC “Mobile”, que hoje é utilizado por cerca de 60% das guarnições da Instituição, permitindo aos policiais confeccionarem o Termo Circunstanciado no próprio local da ocorrência, inclusive podendo imprimir todo o resultado do trabalho ao fim de seu registro. “No modelo tradicional de procedimento para atendimento de ocorrências em que o resultado culmine na confecção do Termo Circunstanciado, o trabalho do policial poderia durar cerca de até três horas. Hoje, com a utilização destes equipamentos e o aplicativo, o policial gasta cerca de meia hora”, salientou. A previsão é que 100% das guarnições do Estado de Santa Catarina sejam equipadas até abril de 2017, disse o oficial. A outra ferramenta é o “PMSC Gestão”, que permite o monitoramento de várias ações que são de responsabilidade do nível hierárquico de gestão da Instituição.
Logo em seguida ao encerramento da palestra foi aberto um espaço para perguntas e respostas aos participantes. Na oportunidade o Comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental da PMES, tenente-coronel Francisco Jose Silva Gomes, parabenizou o palestrante e citou que a Unidade Especializada da PMES também já tem a autonomia para o registro do Termo Circunstanciado, por meio da Delegacia Online (Deon), um sistema digital de registro de ocorrências.
Ainda durante a amanhã, a segunda palestra foi ministrada pelo vice-governador do Espírito Santo, César Colnago. Refletindo sobre a importância do Planejamento Estratégico para Desenvolvimento Social do ES, o vice-governador ressaltou que “a razão do ser do desenvolvimento é o ser humano que o gera”, declarando que as ações de Estado visam o desenvolvimento das pessoas, para as pessoas e pelas pessoas, pressupostos para o desenvolvimento humano e social. César Colnago enfatizou que o planejamento é dinâmico e situacional, com respostas diretas para a sociedade. Destacando ainda a necessidade da intersetorialidade, tendo em vista que as instituições não devem agir sozinhas e sim devem reduzir as fragmentações das políticas.
Já na parte da tarde o debate foi sobre os desafios da gestão no mundo acelerado. O tema foi apresentado pelo diretor da empresa Primvs, Riberto de Barros Araújo, que destacou as várias incertezas que fazem parte desse mundo acelerado e o quanto isso reflete nos modelos de gestão. O palestrante apontou algumas ações percebidas no cotidiano, características de que a única certeza que temos é a incerteza. Justificando sua fala, Riberto apontou que ‘overshare’ é a palavra de 2016 e que sua tradução é: compartilhar em excesso. O que é uma característica da atualidade. Destacando também o “Mundo Vuca”, uma sigla utilizada para descrever ou refletir sobre a volatilidade (‘volatility’), incerteza (‘uncertainty’), complexidade (‘complexity’) e ambiguidade (‘ambiguity’) das condições e situações gerais. Trazendo essa reflexão para a complexidade da gestão no mundo moderno.
O final do evento foi marcado por um espaço para perguntas e respostas, compondo a mesa o comandante-geral da PMES, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento; o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Jailson Miranda; o Comandante do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública (ISP), tenente-coronel Marcio Celante Weolffel; e o diretor da empresa Primvs, Riberto de Barros Araújo.
Durante o encontro, em várias oportunidades, o comandante-geral da PMES, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, expressou seu posicionamento em relação ao Plano Estratégico da Instituição, para o período de 2016-2019, reafirmando seu suporte para o avanço da ações de melhorias para a PMES.
Ao se referir sobre o processo de melhoria de gestão dos projetos desenvolvidos pela PM de Santa Catarina, o coronel Marcos Antonio salientou que a PMES está no caminho certo, pois, além de procurar qualificar cada vez mais suas ações, tem buscando promover um elo importante para a resolução dos problemas da segurança pública: a integração.
“Destaco a relevância da conscientização por parte de toda a equipe de governo e da sociedade como um todo, no que se refere ao entendimento de que as questões da segurança pública não são resolvidas apenas com a polícia, mas sim de forma integrada”, disse.
Abertura do Seminário
A abertura do 1º Seminário do Plano Estratégico da PMES para o período 2016-2019 foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, na última terça-feira (06). Na oportunidade estiveram presentes o governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung; do secretário de Segurança Pública, André Garcia; do secretário estadual de Direitos Humanos, Júlio Pompeu; do comandante-geral da PMES, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa; de membros da equipe de governo; de oficiais superiores; e de capitães das diretorias, corregedoria, CPOM e CPOE da Instituição.
O governador Paulo Hartung ministrou uma palestra sobre o tema “Planejamento Estratégico e Liderança na Gestão Pública”. O chefe do executivo estadual afirmou que ter um plano é como ter uma bússola e que o processo de planejamento estratégico é muito mais rico que o produto. “Para planejar é preciso saber onde está e aonde se quer chegar. É necessário ter uma visão futurista, pois liderar é muitas vezes ter que se antecipar às coisas, é dar um passo à frente do que estamos vivendo”, salientou. O governador disse ainda que o gerenciamento intensivo permite que o planejamento seja bem executado.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573