O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente (Semmam) e Educação do município de Guaçuí, realizou o plantio de 15 árvores no bairro Manoel Monteiro Torres. A ação foi na manhã desta segunda-feira (18), contou com a participação de 20 alunos da CEMEI Creche Vilma de Paula Ridolfi Ferreira, e abriu as comemorações da Semana da Árvore no município.
Além das professoras, estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente e Educação, Roberto Martins e Vanderson Vieira Pires respectivamente, a diretora da Creche Carina Soroldoni Meneguelli, o vereador Angelo Moreira, representante do Corpo de Bombeiros, parte da equipe de Jardinagem e Paisagismo da Semmam, além dos moradores.
A atividade dá início às comemorações do Dia da Árvore, que no Brasil é celebrado no dia 21 de setembro por anteceder a chegada da primavera, a estação das flores.
De acordo com o sargento Edimar Andolfi, "preservar, defender e valorizar as árvores é fundamental para a sobrevivência do ser humano no planeta. O ato foi ainda de maior importância porque envolveu crianças que certamente farão a diferença na questão ambiental", informou.
Segundo o vereador Angelo Moreira que participou do plantio, "ações como essa estimula a tão necessária consciência ecológica, principalmente porque envolve as crianças que certamente farão a diferença em um futuro próximo, mudando esse cenário de devastação ambiental em que o país lamentavelmente atravessa", concluiu.
Já o Secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins, disse que a participação dos policiais ambientais nesse tipo de evento é emblemática. "O nosso Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), que é sem sombra de dúvidas patrimônio do povo capixaba, está de parabéns pela nobre missão da preservação da ordem pública em seu aspecto ambiental, com incontáveis, ações como proteção de manguezais, rios, lagos, lagoas e mar territorial. Policiamento em remanescente de Mata Atlântica e Unidades de Conservação, Parques Nacionais, Estaduais e Municipais, Reservas Biológicas, Estações Ecológicas, Áreas de Preservação Ambiental dentre outras. Fiscalização de desmatamentos, aberturas de estradas em matas, corte seletivo e anelamento de árvores, fiscalização do transporte, armazenamento e industrialização de produtos e subprodutos provenientes da flora nativa como madeira, palmito, plantas nativas. Fiscalização em serrarias, fábricas de carvão e similares. Fiscalização a queimadas irregulares, da caça ilegal e da manutenção em cativeiro de animais silvestres. Desmonte de armadilhas para apanha de animais silvestres, combate a biopirataria e ao tráfico de animais silvestres, vistoria em obras e atividades poluidoras como atividades de mineração além de barragens, desvios de curso d’água, aterros em áreas de preservação, combate à pesca predatória, verificação de irregularidades em peixarias, empresas de pesca e similares, recolhimento de animais silvestres oriundos de entregas voluntárias, além de um intenso trabalho de educação ambiental que está em plena atividade. Por tudo isso, a Semmam agradece e reconhece que em todas as ações da Secretaria de Meio Ambiente, contará sempre com a experiência e profissionalismo desses honrados profissionais", finalizou.
Dentre as espécies que serão plantadas ao longo da semana estão o cedro-rosa, jacarandá-mimoso, sapucaia, ipê-rosa, quaresmeira e oiti.
Informações à Imprensa:
Diretora de Comunicação Social PMES
Coronel Aldalea Antunes Beltrame
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
1º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857