Nessa segunda-feira (17), militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) estiveram no município de Vargem Alta, na escola Pedro Milaneze, onde deram seguimento aos trabalhos de educação ambiental iniciados na última semana. O projeto é em parceria com a direção da escola e o objetivo é que todos os alunos sejam alcançados pela atividade.
Na oportunidade, o sargento José Silva continuou divulgando, entre os alunos da 5ª à 9ª séries, a importância da preservação e da recuperação das nascentes, já que a água é um elemento indispensável à sobrevivência humana. Para uma plateia de 210 estudantes, o palestrante também falou da importância das florestas nesse contexto e da relação existente entre as árvores e a fauna, especialmente os pássaros. Em uma de suas falas, o policial disse que “os passarinhos disseminam sementes e pólen e são grandes plantadores de árvores. Portanto, se você prende um passarinho, no fundo você prende dentro da gaiola uma floresta! Precisamos amadurecer nossa consciência ambiental sem a qual desapareceremos junto com a natureza”.
Também nessa segunda, outra equipe da 4ª Companhia do BPMA realizou fiscalização na zona rural do município de Iconha. Na residência de um homem de 57 anos, os policiais constataram o cativeiro irregular de nove espécimes da fauna silvestre brasileira, sendo quatro coleiros, três catataus, um galinho da serra e um sabiá, sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Em virtude de o fato constituir crime previsto no art. 29, §1º, inciso III, da Lei nº 9.605/98, (Lei de Crimes Ambientais), foi confeccionado um Boletim de Ocorrência Ambiental, sendo o acusado conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Iconha e apresentado à autoridade policial para prestar esclarecimentos dos fatos. Os pássaros foram entregues na sede do Ibama de Cachoeiro de Itapemirim.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573