Governo do Estado do Espírito Santo
09/05/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h06

Polícia Militar e Polícia Civil fazem operação integrada no Norte do Estado


Nessa quinta-feira (08) teve inicio a quarta operação policial de 2014, planejada e executada pelo Comandante do Policiamento Ostensivo da Região Norte (CPON) da PMES, Coronel PM Ricardo Barcellos e pelo Superintendente da Polícia Civil do Norte, Delegado Marco Lorenço.

Foram empregados mais de mil e trezentos homens entre policiais civis, militares e rodoviários federais, mais de 300 viaturas além do apoio dos helicópteros harpia 02 e 05 da PMES. Esta operação foi denominada Ebenézer (Até aqui nos ajudou o Senhor), e ocorreu nos 38 municípios do norte do Estado com início na tarde dessa quinta-feira (08) e encerrou na manhã deste sábado (10).

A Operação teve como objetivo principal cumprir mandados judiciais, apreender drogas, armas, prender traficantes e homicidas visando diminuir o número de crimes na região além de desarticular o tráfico de drogas em toda a região norte e noroeste.

Na Operação “Ebenézer” foram cumpridos mais de 100 Mandados Judiciais, sendo detidas 107 pessoas, dentre elas, 06 homicidas, 13 por porte ilegal de armas, 32 por tráfico de drogas além de 01 estuprador e 29 pessoas presas por cumprimento de mandado judicial. Também foram apreendidos 10 adolescentes por ato infracional de posse irregular de arma de fogo e tráfico.

Em Baixo Guandu os policiais civis e militares detiveram uma mulher que estava na iminência de abandonar uma criança recém nascida em uma caixa. A mulher e a criança foram levadas para o DPJ local. Em Santa Tereza Policiais Civis detiveram um homem por porte ilegal de arma de fogo e também suspeito de abusar sexualmente da própria filha, uma adolescente de 15 anos.

Foram apreendidas, na Operação Ebenézer, 17 armas de fogo e mais de 130 munições de vários calibres. Quanto às drogas, foram apreendidas mais de 1.000 pedras de crack e quase meio quilo de maconha, além de 60 papelotes de cocaína.

Também foram apreendidos mais de R$ 12.300,00 em espécie, mais de 2.800 CD’s e DVD’s pirateados e 23 aparelhos de celular, uma banana de dinamite que possivelmente seria usada para explodir caixa eletrônico, 02 rádios HT’s usados para interceptar a frequência da polícia, uma base para recarga desses rádios, 02 carregadores para arma de fogo, vários potes com pólvora, espoletas e chumbo, usados para a recarga de munições, 02 potes de ácido bórico, um cofre de metal, mais de 30 gaiolas e 02 canhões de caça, dentre outros objetos.

Na fiscalização ambiental 34 pássaros da fauna brasileira foram apreendidos, dentre eles 11 canários da terra e 04 curiós que foram encaminhados para os órgãos ambientais. Ainda foram apreendidos 03 animais silvestres abatidos, um tamanduá, uma capivara e um quati.

No trânsito foram abordados mais de 6.600 veículos, sendo confeccionados 377 Autos de Infração e apreendidos mais de 75 veículos, além de 18 carteiras de habilitação recolhidas. Nessas abordagens foram recuperados dois veículos que estavam com restrição de furto e roubo, uma Toyota Hilux em Pinheiros e um Ford Fiesta em São Mateus.

Também foram fiscalizados estabelecimentos comerciais nos municípios de Aracruz, São Gabriel da Palha, Linhares e no balneário de Guriri em São Mateus, tendo sido dois interditados em Aracruz por estarem funcionando em desconformidade com a legislação e 02 estabelecimentos em Linhares por estarem com o som ambiente acima do permitido, sendo que um deles também não possuía alvará de funcionamento. Participaram da operação, além da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, Comissariado de Menores, Postura e Vigilância Sanitária.

O Comandante Geral da PMES, Coronel Edmilson dos Santos, esteve presente na coordenação da Operação na sexta-feira (09).

O Cel Ricardo e Delegado Lorenço continuarão realizando outras operações de grande porte demonstrando a ostensividade das polícias com vista a fortalecer a sensação de segurança a sociedade do norte e noroeste capixaba.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard