Governo do Estado do Espírito Santo
29/10/2014 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 15h27

Polícia Militar do Espírito Santo realiza formatura de Aspirantes

A Polícia Militar vai realizar a formatura de 36 novos aspirantes nesta sexta-feira (31), a partir das 20 horas, no Quartel do Comando Geral (QCG), em Vitória. A formatura marca a efetivação do retorno da formação de oficiais em solo capixaba, fato não vivenciado há 10 anos.

O Curso de Formação de Oficiais foi realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) e teve duração de quase três anos, com carga horária estipulada de 3706 horas, distribuídas entre as 80 disciplinas existentes na grade curricular.

As definições contidas nas Normas para Conduta e Planejamento do Ensino (NPCE), as previsões legais contidas na Lei n.° 9394, de 20/12/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB) e as demais legislações federais que regulamentam a Educação Profissional bem como as orientações da Matriz Curricular Nacional para as ações formativas dos profissionais da área de Segurança Pública, foram as vertentes delineadoras das temáticas estudadas durante a formação dos novos aspirantes.

Dentre as matérias concluídas estão diversos seguimentos do direito, incluindo Direito Penal, Direito Militar e Direitos Humanos. Além disso, a formação foi focada na interdisciplinaridade, englobando Filosofia, Ética e Cidadania, Tiro Policial, Planejamento Estratégico, Processo Administrativo, Estágio Profissional Supervisionado, dentre outras disciplinas, voltadas para um atendimento de excelência à sociedade.

A declaração a Aspirante-a-Oficial, marcada pela solenidade de formatura, além de momento de extrema alegria é, também, um momento de reflexão.

De acordo com o Comandante do CFA, o Tenente Coronel Marcio Celante, “a responsabilidade que esses jovens formandos carregarão junto com a estrela de aspirante e, no futuro, com as insígnias de oficiais, é de uma magnitude inenarrável. Eles, a partir de agora, serão comandantes e, onde estiverem, legítimos representantes da Polícia Militar e, em especial, da sociedade capixaba. Eles serão líderes, gestores, e mostrarão o caminho pelo qual muitos seguirão com confiança. Eles foram formados para servir a sociedade, com a imparcialidade e dedicação que se esperam dos homens dignos. Sendo assim, deverão permanecer leais, justos, éticos e honestos em todas as atitudes, durante toda a carreira e, além disso, nos seus próprios lares, respeitando a tudo e a todos, e, com isso, fazendo por merecer o respeito recíproco muito além daquele inerente à função pública que conquistaram”.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard