A 1ª Companhia do 8° Batalhão, sediada em Colatina, vem desenvolvendo um trabalho preventivo subsidiado pela filosofia de Polícia Interativa. A atividade policial comunitária é uma engrenagem de toda uma sistemática planejada para coletar e processar as informações que irão alicerçar o planejamento das ações e operações. Com esse mecanismo a Companhia, que é responsável pelo policiamento nos municípios de Colatina e Marilândia, apresentou resultados expressivos, frutos de um trabalho preventivo e repressivo realizados com técnica policial, comprometimento e dedicação dos militares.
No que tange aos crimes contra o patrimônio, comparando o mesmo período em 2013, foi obtido uma redução de 23 %. Em 2014 o percentual de armas apreendidas aumentou em 70%, sendo 34 armas apreendidas neste ano. Tal fato contribuiu para uma redução de 45% dos roubos. O número de veículos produto de furto/roubo recuperados aumentou em 17%.
Outro viés de atuação repressiva é o combate ao tráfico de entorpecentes. Em 2013, no mesmo período, foram registradas 31 ocorrências de tráficos de drogas, em Colatina. No mesmo período, em 2014, já foram registrados 77 ocorrências, representando um aumento de 145%. Em números exatos, em 2013 no mesmo período, foram apreendidas 233 pedras de crack e 156 buchas de maconha. Em 2014 já foram apreendidas 1009 pedras de crack e 1020 buchas de maconha.
O sucesso na prestação de serviço de segurança pública é orientado por inúmeras variáveis, sendo algumas delas: gestão do recurso humano, logística, planejamento de estratégias, monitoramento da execução e participação da sociedade civil organizada.
Nesse sentido o Comandante do 8º Batalhão, tenente-coronel Irineu Firmino do Santo, afirma que “o comando busca uma gestão participativa na resolução das demandas visando otimizar o emprego logístico e humano com base em estratégias, ações e operações alicerçadas nas informações produzidas pelo Policiamento Comunitário. A cidadão de bem tem que ser parceiro da Polícia Militar na difícil luta contra a criminalidade. O 8° BPM está de portas abertas para você cidadão”, ressalta o Comandante.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573