Governo do Estado do Espírito Santo
13/03/2018 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 16h41

Polícia Militar direciona esforços para diminuição de índices criminais em Serra

Município detentor dos maiores índices de violência no Estado, Serra recebe direcionamento qualificado de efetivo policial militar para auxiliar no combate à criminalidade.

Nos dois primeiros meses do ano, a Polícia Militar recuperou 93 armas no município serrano, o que representa 43% de todo artefato bélico recuperado na Região Metropolitana da Grande Vitória. Outro índice alarmante diz respeito aos homicídios: embora apresente queda acentuada desde o último ano, Serra ainda é responsável por 21% dos homicídios ocorridos em todo Estado.

A análise dos índices criminais levou a Polícia Militar, por intermédio do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPO-M), e seguindo planejamento do Comando Geral da instituição, a direcionar esforços que auxiliem na redução das ações criminosas em localidades de maior vulnerabilidade social. O objetivo, de acordo com o coronel Alexandre Ofranti Ramalho, comandante do CPO-M, é intensificar a presença da Polícia Militar em bairros específicos, que fomentam a violência por meio de crimes contra a vida e o tráfico de drogas.

Diretamente relacionada à diminuição dos índices criminais está o aumento da sensação de segurança dos cidadãos de bem presentes nessas comunidades. A partir de agora, os moradores de Laranjeiras, Grande Serra Dourada, Central Carapina, Novo Horizonte, Vila Nova de Colares, Ourimar e Planalto Serrano poderão contar com o reforço qualificado do efetivo policial militar, tanto para o atendimento de demandas pontuais como para o recebimento de indicações e denúncias.

O Cel Ramalho salienta a importância da participação comunitária para o sucesso da ação: “a Polícia Militar tem trabalhado intensamente, fazendo a parte que lhe compete no combate ao crime. Contudo, sem o apoio da população não sairemos do lugar. O cidadão precisa entender que ele faz parte do sistema de segurança pública e deve atuar junto à sua polícia, indicando locais de tráfico e denunciando criminosos, se não pessoalmente, através do 181”, afirmou o comandante.

A ação planejada pelo CPO-M envolverá a participação sinérgica de vários setores da PMES: o efetivo empregado é proveniente das Unidades Operacionais pertencentes à RMGV e do Quartel do Comando Geral, incluindo o efetivo administrativo. Além desse, o reforço contará também com o emprego da Companhia Independente de Operações Especiais (Cimesp), da Companhia Especializada de Operações com Cães (CEOC), do Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Polícia de Trânsito e do Núcleo de Operações Aerotransportadas (NOTAer).
Os resultados já começaram a aparecer: em apenas um dia de operação a PM abordou diversos coletivos e veículos de passeio, além do patrulhamento em áreas complexas. Foram apreendidos 03 revólveres, 02 pistolas, 01 submetralhadora, 328 buchas de maconha, 155 pinos de cocaína e 274 pedras de crack, resultando na prisão de 11 criminosos.

O Comandante Geral da PM, Cel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, salientou a importância do projeto e destacou o envolvimento de outros setores para seu sucesso: “a Polícia Militar tem se preocupado intensamente com a redução criminal através da repressão qualificada, mas entende que apenas a repressão não é o bastante. Por isso, estudamos a aplicação de outros recursos relacionados à colaboração da instituição nas ações sociais, primando pela interação comunitária com o “Comando nos Bairros”. A intenção é levar às comunidades recursos para atenção à saúde e lazer, com apoio do HPM, Diretorias e apresentações da Banda Júnior”, afirmou o Comandante.

O projeto será monitorado frequentemente, com avaliação a cada 15 dias, e contará com o auxílio de outras agências de segurança, inclusive na esfera municipal.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tel 27 99625 1106 / 98823 8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard