Município detentor dos maiores índices de violência no Estado, Serra recebe direcionamento qualificado de efetivo policial militar para auxiliar no combate à criminalidade.
Nos dois primeiros meses do ano, a Polícia Militar recuperou 93 armas no município serrano, o que representa 43% de todo artefato bélico recuperado na Região Metropolitana da Grande Vitória. Outro índice alarmante diz respeito aos homicídios: embora apresente queda acentuada desde o último ano, Serra ainda é responsável por 21% dos homicídios ocorridos em todo Estado.
A análise dos índices criminais levou a Polícia Militar, por intermédio do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPO-M), e seguindo planejamento do Comando Geral da instituição, a direcionar esforços que auxiliem na redução das ações criminosas em localidades de maior vulnerabilidade social. O objetivo, de acordo com o coronel Alexandre Ofranti Ramalho, comandante do CPO-M, é intensificar a presença da Polícia Militar em bairros específicos, que fomentam a violência por meio de crimes contra a vida e o tráfico de drogas.
Diretamente relacionada à diminuição dos índices criminais está o aumento da sensação de segurança dos cidadãos de bem presentes nessas comunidades. A partir de agora, os moradores de Laranjeiras, Grande Serra Dourada, Central Carapina, Novo Horizonte, Vila Nova de Colares, Ourimar e Planalto Serrano poderão contar com o reforço qualificado do efetivo policial militar, tanto para o atendimento de demandas pontuais como para o recebimento de indicações e denúncias.
O Cel Ramalho salienta a importância da participação comunitária para o sucesso da ação: “a Polícia Militar tem trabalhado intensamente, fazendo a parte que lhe compete no combate ao crime. Contudo, sem o apoio da população não sairemos do lugar. O cidadão precisa entender que ele faz parte do sistema de segurança pública e deve atuar junto à sua polícia, indicando locais de tráfico e denunciando criminosos, se não pessoalmente, através do 181”, afirmou o comandante.
A ação planejada pelo CPO-M envolverá a participação sinérgica de vários setores da PMES: o efetivo empregado é proveniente das Unidades Operacionais pertencentes à RMGV e do Quartel do Comando Geral, incluindo o efetivo administrativo. Além desse, o reforço contará também com o emprego da Companhia Independente de Operações Especiais (Cimesp), da Companhia Especializada de Operações com Cães (CEOC), do Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Polícia de Trânsito e do Núcleo de Operações Aerotransportadas (NOTAer).
Os resultados já começaram a aparecer: em apenas um dia de operação a PM abordou diversos coletivos e veículos de passeio, além do patrulhamento em áreas complexas. Foram apreendidos 03 revólveres, 02 pistolas, 01 submetralhadora, 328 buchas de maconha, 155 pinos de cocaína e 274 pedras de crack, resultando na prisão de 11 criminosos.
O Comandante Geral da PM, Cel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, salientou a importância do projeto e destacou o envolvimento de outros setores para seu sucesso: “a Polícia Militar tem se preocupado intensamente com a redução criminal através da repressão qualificada, mas entende que apenas a repressão não é o bastante. Por isso, estudamos a aplicação de outros recursos relacionados à colaboração da instituição nas ações sociais, primando pela interação comunitária com o “Comando nos Bairros”. A intenção é levar às comunidades recursos para atenção à saúde e lazer, com apoio do HPM, Diretorias e apresentações da Banda Júnior”, afirmou o Comandante.
O projeto será monitorado frequentemente, com avaliação a cada 15 dias, e contará com o auxílio de outras agências de segurança, inclusive na esfera municipal.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tel 27 99625 1106 / 98823 8857