Na noite desta terça-feira (20), a Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da Polícia Militar e o 7º Batalhão de Polícia Militar, deram um importante passo na direção de auxiliar e orientar as comunidades a se organizarem para a criação dos Conselhos de Segurança no município de Cariacica.
Estiveram presentes, o major Jeferson Carlos Morais, Subcomandante do 7º BPM representando o Comandante da Unidade, major Sandro Roberto Campos, chefe da Divisão de Polícia Comunitária da DDHPC, e cerca de 70 lideranças comunitárias, dois vereadores e 30 oficiais e praças que trabalham no município.
A reunião teve como objetivo a apresentação de orientações que circundam desde a formação, conceito, funções, aspectos legais e atividades desenvolvidas pelos Conselhos Interativos e suas interfaces com os órgãos do poder público em geral.
A ideia é a formação de espaços de discussões permanentes visando a participação da sociedade na construção das políticas públicas de segurança, mas dentro de aspectos éticos, respeitosos, legalistas e voltados para a coletividade, ampliando a visão de segurança pública para horizontes sistêmicos, interdisciplinares e intersetoriais.
Para o major Jeferson Carlos Morais, Subcomandante do 7º BPM, “O tema a ser desenvolvido é a criação dos Conselhos Interativos de Segurança Pública no município de Cariacica e se encontra em uma das ações do Plano de Comando que o 7º Batalhão está desenvolvendo. Esperamos amadurecer a ideia junto aos comandantes de companhias visando um desenho geográfico da construção desses espaços”.
Para o Sr. Ivanildo de Nova Valverde, a palestra foi extremamente significatica e as comunidades possuem muita disposição de colaborar através de suas efetivas participações”.
Para a Srª Ana, de jardim América, “o Conselho da região está em fase de reativação, agradecendo imensamente as preciosas informações explanadas na reunião e a participação do comando de companhia local para a consecução das atividades de reestruturação desse fórum de debates”.
Para o Sr. vereador Jorge Rocha Cardoso, “o evento teve uma importância significativa visando incentivar as comunidades a participarem dos pleitos e realizarem os respectivos encaminhamentos ao poder público em geral”.
Para o palestrante do encontro, o major Campos, “as comunidades detêm um poder legal e constitucional para participarem na colaboração das políticas públicas de segurança, reforçando princípios de polícia comunitária-interativa e seus elementos. Mas é necessária a realização de um nivelamento conceitual e de atitudes visando um trabalho homogêneo e dotado de conceitos que todos possam abraçar juntos”.
Após a realização da palestra, foi ofertada a palavra aos participantes que debateram ativamente no sentido de fomentar as disseminações e estruturações que os Conselhos Comunitários de Segurança Pública necessitam, tendo como encaminhamentos a efetiva participação do comando do 7º BPM e respectivos comandos de companhias destacadas, além da disponibilização de ferramentas, cuidados e sugestões visando um trabalho profícuo em comunidade e em comum acordo com o poder público em geral.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
2º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857