A Polícia Militar do Espírito Santo, por intermédio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) e do comando do 6º Batalhão (Serra), realizou nessa quinta-feira (02) a continuidade do lançamento do Projeto-Piloto de criação e reativação dos Conselhos Interativos que aconteceu no dia 24 de maio deste ano, com foco no município de Serra.
O encontro desta vez ocorreu em Serra Sede, com abrangência aos 32 bairros componentes da 4ª Companhia do 6º Batalhão, de maneira a levar a proposta de criação de um Conselho Interativo para aquela localidade e formatarem um espaço permanente de discussões e encaminhamentos das questões afetas à segurança pública de maneira global.
A reunião contou com um público de aproximadamente 30 pessoas e com a presença do chefe da Divisão Corporativa de Polícia Comunitária da DDHPC/PMES, Tenente-Coronel Giuliano Menegatti, do chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional da Div. Corporativa de Polícia Comunitária da DDHPC, Major Sandro Roberto Campos, do Comandante da 4ª Cia do 6º BPM, Tenente Wellington Sotele Costa, além de lideranças comunitárias, dentre outras autoridades e segmentos da sociedade civil organizada em geral.
O encontro teve início com as boas vindas e a explanação dos propósitos do encontro, feitas pelo Tenente-Coronel Menegatti às comunidades locais. Logo em seguida o Tenente Sotele contextualizou dados e o funcionamento da 4ª Companhia do 6º Batalhão da PM. Foi apresentada pelo Major Sandro Roberto Campos.
Para o Major Sandro Roberto Campos, “a continuidade de qualquer projeto e/ou ação que se inicia deve ser um dos principais objetivos do poder público e sociedade. Esse trabalho em específico é de caráter até educacional, orientando a sociedade a se organizar, se associar e ganhar representatividade e legitimidade para fins de encaminhamento de pleitos locais aos mais diversos órgãos do poder público, sobretudo, por ser independentes e autônomos a quaisquer instâncias do poder. A Polícia Militar, a meu ver, está na prática, democratizando a participação da sociedade ensinando-a a caminhar em liberdade e autônoma, embora deva cooperar e interagir com o poder público em geral”.
Para o Tenente Sotele, “a iniciativa é muito boa, em especial a reunião de hoje foi bastante proveitosa”. Ressaltou que será de extrema importância uma maior mobilização no sentido de garantir a efetiva participação dos representantes de comunidades, se fazendo necessário criar uma rotina de encontros para se firmar os propósitos do projeto. Destacou que comparado à 1ª reunião realizada, esta 2ª foi muito mais participativa e numerosa.”
Para a representante do bairro Continental, Maria Serrattelle, “a formação de um conselho irá ajudar muito, principalmente ao seu bairro, que carece de muitas coisas, dentre elas, maior segurança e melhorias vindas dos órgãos públicos”.
Para a representante do bairro Putiri, Joelma G. Correa, “a reunião foi muito boa, e que sem duvida este tipo de iniciativa é que vai fazer com que as pessoas se conscientizem da união necessária entre a comunidade e a nossa policia da Serra”.
Para o representante do Bairro Jardim da Serra, José, “o projeto é muito importante e todos devem dar todo apoio para formação deste conselho, para juntos lutarmos por melhorias em nossas comunidades”.
Por fim, o Tenente-Coronel Giuliano Menegatti agradeceu a presença de todos e destacou a importância do empenho contínuo diante dos assuntos debatidos, que, mesmo em meio a dificuldades, é uma saída que certamente traz relevância para a necessária representatividade da segurança pública em geral.
A visita foi encerrada com a proposta de uma reunião para o próximo dia 28 de junho a fim de continuação dos debates alusivos à estruturação do Conselho por parte da sociedade local, com vistas a sua futura fundação. O próximo encontro contínuo para a implantação do projeto no município ocorrerá em Feu Rosa e Vila Nova de Colares no próximo dia 13 deste mês, onde a mesma metodologia será apresentada.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573