Nesta segunda-feira (19) foi divulgado o resultado da Prova de Conhecimentos Intelecto-Profissionais (PCIP) e a classificação provisória da somatória da PCIP com a Avaliação de Títulos e Desempenho Profissional (ATDP) dos cabos que concorrem a uma vaga no Curso de Habilitação de Sargentos da PMES. Os candidatos também foram convocados para a próxima etapa do certame.
Dentro da previsão estimada de vagas, acrescidas de uma margem de segurança/suplência, 725 militares que se enquadraram nos critérios de merecimento e antiguidade foram convocados para realizarem a próxima etapa do processo seletivo. A etapa seguinte será a aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF), em que serão cumpridas as condições estabelecidas na tabela “E” do Manual de Aplicação de Teste de Avaliação Física da PMES, publicada no Anexo do BCG nº 40 de 07.10.2010.
A aplicação do TAF ocorrerá entre os dias 17 de julho a 1º de agosto. Os candidatos que serão submetidos ao TAF deverão observar as orientações contidas no BECG 020/17, providenciando laudo médico comprovatório de suas condições físicas, conforme orientações publicadas nas Instruções Reguladoras dos Afastamentos e Inspeções de Saúde dos Policiais Militares do Estado do Espírito Santo (IRAIS). De acordo com o diretor de Recursos Humanos, esse meio é eficaz e dá celeridade, desburocratizando essa etapa do certame.
Ao término da aplicação do TAF, não havendo nenhum fator impeditivo da situação de justiça e disciplina do candidato junto à Corregedoria da PMES, a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa divulgará a data de início do CHS.
De acordo com o Diretor de Recursos Humanos da PMES, coronel Altiere de Carlo da Silva Machado, ainda está em apuração o total de vagas para o CHS, obedecendo ao artigo 13, §2º da LC 467/2008, alterado pela LC 627/2012, que irá considerar as vagas surgidas até o final do processo seletivo do CHS. Tais vagas surgem com: a) Passagem à Inatividade, b) Falecimento; c) Agregação de ME; d) Vagas repercutidas nas promoções em postos/graduações superiores.
O Curso de Habilitação de Sargento terá duração de cinco meses, cumprindo uma carga horaria de aproximadamente 600 h/a. O curso é aplicado em período integral, sendo realizado exclusivamente no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública.
Os alunos sargentos passarão por disciplinas operacionais, de cunho jurídico e administrativo, além de educação física e estágio operacional.
O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Reinaldo Brezinski Nunes, destacou que essa é uma oportunidade em que o policial revê e atualiza conceitos, além de adquirir conhecimentos para a função de sargento da PMES.
O diretor de Recursos Humanos da PMES, coronel Altiere, destacou que o CHS significa um marco na carreira do policial militar. “Ele evolui de ciclo, ingressando no ciclo de subtenente e sargentos. É um reconhecimento da Corporação com quem fez jus à promoção”, destacou o diretor.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
2º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857