Uma equipe da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constatou na manhã desse sábado (02), no Córrego Graça Aranha, zona rural do município de Colatina, o uso de secadores de café sem licença ambiental para realização da atividade.
Os militares receberam denúncias que informavam o uso de secadores (máquina agrícola utilizada para a secagem mecânica de grãos) em propriedades da região.
Em uma propriedade os policiais encontraram uma máquina em pleno funcionamento, utilizando lenha de eucalipto como material combustível. O responsável afirmou que não possuía a devida licença. Em outra propriedade, foram encontrados mais 02 secadores, estando apenas um em funcionamento, sendo utilizado desta vez palha de café como material combustível. A máquina funcionava sem a licença ambiental.
Diante dos fatos, foram confeccionados para cada responsável um Termo de Compromisso para comparecimento à Justiça, e toda documentação produzida foi encaminhada aos órgãos competentes, para serem tomadas as devidas providências, permanecendo as atividades paralisadas.
A Polícia Ambiental orienta que a secagem e pilagem mecânica de grãos de café não são proibidas pela legislação vigente, mas para isso é preciso que o produtor rural licencie a atividade junto ao órgão ambiental competente, uma vez que a prática exige diversos cuidados com o meio ambiente e a população do entorno, conforme a Instrução Normativa do IDAF nº 03/2014.
Lei 9.605/98 – Lei de crimes Ambientais
Art. 60 – Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573