O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou apreensões nos municípios da Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Muniz Freire nesta sexta-feira (15) e sábado (16).
No município da Serra, em atendimento a uma solicitação no bairro São Diogo, uma equipe do BPMA recolheu um casal de jandaia com quatro filhotes e três ovos ainda por eclodir.
Em contato com o solicitante, um professor de 48 anos, dono da residência, na qual se encontravam os animais, informou que "foi procurado por um de seus alunos, que pediu para que ele ficasse com as aves, uma vez que os animais estavam procriando e não tinha mais condições de cuidar das mesmas".
Não sabendo dizer sobre a procedência dos animais e nem o nome delas, mas que por entender que as aves deveriam ser reintegradas à natureza, o professor resolveu solicitar o recolhimento junto ao BPMA.
Em Tancredo, na zona rural de São Roque do Canaã, uma equipe do BPMA, apreenderam diversos materiais utilizados para caça. Após denúncias, os policiais foram ao local e conversaram com o morador de 49 anos a respeito da denúncia de caça, mas ele inicialmente negou os fatos, afirmando posteriormente possuir em sua casa uma espingarda e várias munições de diversos calibres. Após a autorização do morador, a casa foi verificada pela equipe de policiais do BPMA que encontraram o armamento sem o devido registro.
Foi apreendida uma espingarda, 25 cartuchos calibre 22, cinco cartuchos calibre 36 carregados, quadro munições calibre 22 deflagradas, um cartucho calibre 44 carregado, três cápsulas calibre 36 deflagradas, uma cápsula calibre 32 deflagrada, uma munição intacta de calibre não identificado, sete cápsulas de calibre 38 deflagradas, dois cartuchos calibre 38 intactas, três frascos de pólvora, um frasco contendo esferas de chumbinho, 75 espoletas, um socador de madeira para carregar cartucho e um pino para retirar espoletas.
Ainda na sexta-feira (15), uma equipe do BPMA flagrou um funcionamento irregular de uma carvoaria funcionando com cinco fornos no município de Cachoeiro de Itapemirim.
Já no sábado (16), na localidade de Virgínea Velha, militares ambientais apreenderam arma, munições e apetrechos de caça na zona rural de Rio Novo do Sul.
Na Região do Caparaó, em atendimento de denúncias anônimas, os militares compareceram na localidade de Assunção, município de Muniz Freire. Foi constatada uma área de 1,5 hectares, cuja vegetação nativa foi queimada. Foi lavrado um boletim de ocorrência contra dois homens.
Também no sábado (16), no final do dia, policiais ambientais em policiamento preventivo na localidade de Córrego do Catete em Muniz Freire constataram que um homem de 44 anos tinha provocado um incêndio em dois hectares de floresta, durante preparo da terra para agricultura, atingindo as propriedades vizinhas.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com