Uma equipe da 2ª Companhia Ambiental constatou na última terça-feira (10), em uma propriedade particular na localidade de Barra da Primavera, zona rural de Rio Bananal, uma ampliação recente de um poço escavado em área de preservação permanente, com uma distância inferior a 30 metros de um curso d'água. A denúncia do dano ambiental foi feita de forma anônima através de um telefonema para a sede da Companhia.
O responsável pela obra, um agricultou de 39 anos, se comprometeu a comparecer em juízo assim que for intimado. Os policiais lavraram um boletim de ocorrência ambiental acompanhado de um relatório fotográfico.
Horas após, outra equipe esteve na localidade de Córrego São Gonçalo no município de São Domingos do Norte, sendo constatado um serviço de terraplanagem e aterro, executados por máquinas e caminhões.
Segundo os policiais, em contato com os responsáveis pelo empreendimento, dois empresários de 34 e 45 anos, não foi apresentada a licença ambiental, e sim, apenas um contrato de concessão de direito real de uso a título gratuito sobre bem imóvel, para instalação de empresa, concedido pela a prefeitura municipal de São Domingos do Norte.
As atividades no local foram paralisadas em razão da falta de licença. O maquinário foi apreendido.
Informações à Imprensa:
Coronel Antonio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573