Durante esse sábado (09), O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constatou uma área de queimada de 8.600 m² em Conceição da barra. Além disso, foram localizadas estacas de madeira nativa e pássaros silvestres mantidos em cativeiro, ambos sem autorização do órgão ambiental. Os infratores responderão por crime contra o meio ambiente.
Em atendimento a denúncia anônima, os policiais estiveram em uma propriedade na localidade de Santa Rita, onde averiguaram a queima de 8.600 metros de floresta remanescente de Mata Atlântica sem autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (IDAF). Além disso, foram localizadas 380 estacas de madeira nativa sem documentação que comprove a origem lícita do material. A responsável deverá comparecer a justiça por crimes contra a flora.
Em continuidade à fiscalização, os militares prosseguiram ao Assentamento Pontal de Jundiá onde encontraram um cativeiro irregular de pássaros silvestres na residência de um produtor rural. Os 29 coleiros não estavam anilhados e o dono dos animais não apresentou o registro no IBAMA que autoriza exercer a atividade de criador amador de pássaros silvestres. O infrator foi autuado e responderá por manutenção ilegal de aves em cativeiro.
Os animais foram encaminhados para a Floresta Nacional do Rio Preto em Conceição da Barra, para acolhimento e posterior soltura no habitat natural.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573