Nessa quinta-feira (02), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental atendeu denúncias sobre a retirada de vegetação e capina química em área de preservação permanente no município de Guaçuí, fato constatado nas duas propriedades vistoriadas. O fato ocorreu na localidade de Córrego Santa Marta, zona rural de Guaçuí.
No primeiro local denunciado, um homem informou ter realizado a capina em uma lavoura antiga. A equipe constatou a retirada de vegetação a aproximadamente cinco metros do curso d’água, ou seja, em área de preservação permanente. A atividade danificou uma área de 500 m² e não foi licenciada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF).
Já na propriedade vizinha, denunciada por uso de agrotóxico, o responsável informou ter realizado uma capina química utilizando o produto conhecido popularmente como “roundup”. Durante a fiscalização, a guarnição constatou indícios da utilização do agrotóxico, degradando uma área equivalente a um hectare, a cinco metros do córrego.
Por se tratar de crime ambiental retirar vegetação em área de preservação permanente os dois infratores deverão comparecer a Justiça, podendo sofrer detenção e multa, além da obrigação de reparar o dano causado.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573