Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constatou o corte ilegal de árvores nativa da Mata Atlântica, na tarde de segunda-feira (16), na localidade de Palmital, zona rural do município de Itaguaçu. Já em um terreno localizado no município de Itarana, foi flagrada a escavação de poços sem a licença dos órgãos competentes.
Após receber denúncias, os militares encontram na localidade de Palmital no município de Itaguaçu o corte ilegal de quatro árvores nativas em um fragmento de Mata Atlântica com utilização de motosserra, totalizando 2.011 metros cúbicos de madeira, que foi apreendida. O responsável, um homem de 35 anos, afirmou não ter solicitado autorização ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) para realizar o corte das árvores que seriam utilizadas na construção de um galpão.
Já em Itarana, e constatou-se a escavação de poços sem a licença dos órgãos competentes. Os militares chegando ao local, visualizaram dois poços escavados com utilização de uma escavadeira hidráulica degradando uma área de 1.790m². O responsável, um homem de 58 anos, também não possuía autorização ambiental.
Por não terem autorizações ambientais, às atividades foram paralisadas e os responsáveis poderão responder por crime ambiental, sendo toda a documentação gerada pela Polícia Ambiental encaminhada para a Promotoria de Justiça das respectivas Comarcas, Delegacia de Polícia Civil e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF).
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573