Na tarde dessa terça-feira (11), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constatou a construção irregular de açudes em duas propriedades no município de Alegre. Ao todo foram degradados 250 m² em área de preservação permanente. O fato aconteceu no distrito de Araraí, na zona rural de Alegre.
Após denúncias sobre construção ilegal de represas e desvio de curso d’agua, os militares realizaram a vistoria nas duas propriedades citadas, constatando em ambos os locais a construção de açude às margens do Córrego Sapucaia, danificando 100 m² e 150 m², respectivamente. Já a captação de água do córrego para irrigação de cultura, atividade praticada pelos dois produtores, estava devidamente licenciada e cumprindo regularmente as condicionantes impostas pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (IDAF).
Por se tratar de crime ambiental, construir em área de preservação permanente sem licenciamento, os responsáveis deverão comparecer a Justiça. A pena prevista é de detenção e multa.
O BPMA informa que as margens de rios e córregos são consideradas áreas de preservação permanente. Portanto sua utilização só pode ser feita mediante licença emitida por órgão ambiental.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573