Na manhã dessa segunda-feira (16), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em ação conjunta com agentes da Reserva Biológica Duas Bocas (REbio) constataram uma área de degradação de 16.351m² na localidade de Alto Roda D'Água, zona rural de Cariacica. As atividades não possuíam autorização do órgão ambiental para a realização. Os infratores responderão por crime ambiental.
Em vistoria, constatou-se o parcelamento de solo com corte de talude, abertura de platôs com movimentação de terra, a supressão de vegetação nativa e abertura de estradas, mediante o uso de trator. Além do afloramento de lençol freático, e do anelamento de nove árvores nativas, para facilitar a derrubada das árvores.
Segundo os agentes ambientais, o local está no entorno da Reserva, zona de amortecimento através de lei onde as atividades humanas estão sujeitas a restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a Unidade.
O cidadão responsável disse que as áreas pertencem a onze irmãos que sabem das atividades no local. Não foi apresentada a autorização dos órgãos ambientais para as atividades, nem documentos de comprovação da área.
Por se tratar de crime ambiental, construir e fazer funcionar serviços poluidores sem autorização do órgão ambiental e causar dano direto ou indireto às Unidades de Conservação e Proteção Integral às Reservas Biológicas, a pena somada é de detenção de cinco anos e seis meses, além de multa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573