Nesta sexta-feira (17), a Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária concluiu o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária no município de Marataízes. A turma foi formada por policiais militares lotados em várias unidades da PM no Sul do Estado, Bombeiros Militares, Guardas Civis Municipais e lideranças comunitárias, num total de 48 discentes que foram capacitados desde o início da semana.
O curso está presente no Programa do Governo Federal denominado “Brasil Mais Seguro” que integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, tendo como um dos seus objetivos o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade com a população e maior cooperação e articulação entre as instituições de segurança pública.
Para o Sargento do Corpo de Bombeiros, Lincon Teixeira Vellozo, o curso propõe uma mudança de relacionamento e aproximação com a sociedade civil e implementa ações de acompanhamento em suas deficiências.
Já para a Soldado da PM Anne Mary da Costa Stein “o curso é de suma importância pois nos permite desmistificar a imagem daquela polícia repressora, tão enfatizada pela mídia e pelo corpo social”.
Ao longo da semana o curso contou com disciplinas sobre Polícia Comunitária e Sociedade, Mobilização Social e Estruturação de Conselhos Comunitários de Segurança, Trocas de experiências em Polícia Comunitária, Direitos Humanos, Relações Interpessoais, Mediação de Conflitos e Gestão pela qualidade na Segurança Pública, com carga horária de 40 horas.
De acordo com o coordenador do curso, Major Sandro Roberto Campos, “a segurança pública não pode ser mais vista como assunto exclusivo de polícia, as mídias em geral exploram bem o assunto, mas com um enfoque algumas vezes muito acentuado para necessidades de apreensões e prisões tão somente, sem evidenciar as causas e uma melhor abordagem ao problema e sem envolver as falas de outros órgãos do poder público até a célula primária da sociedade que abarca a família e seus valores atuais. A polícia comunitária abre esse leque e demonstra a importância da participação da sociedade nesse contexto”.
Para alinhamento de conhecimento, instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), oficiais e praças dos Batalhões e Companhias Independentes iniciarão mais um Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, que se realizará em Vitória, no colégio UP de Jardim da Penha, entre os dias 20 e 24 deste mês. O curso vai contar com 28 instrutores do Proerd, 20 oficiais e praças dos batalhões e Companhias Independentes e 02 agentes de trânsito da prefeitura de Serra.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573