A Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária concluiu o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária no município de Aracruz. A turma foi formada por policiais militares lotados em várias Unidades da PM no Norte, policiais civis, bombeiros militares, guardas civis municipais e lideranças comunitárias, num total de 50 discentes.
O curso está presente no Programa do Governo Federal denominado “Brasil Mais Seguro” que integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, tendo como um dos seus objetivos o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade com a população e maior cooperação e articulação entre as instituições de segurança pública.
Para o policial civil Raphael Lopes leal que atua em Aracruz, um dos discentes da capacitação, “o curso de polícia comunitária nos faz visualizar que o serviço policial é muito mais abrangente e que a interatividade entre os setores públicos se faz necessária para alcançarmos os objetivos almejados”. Para o sargento Valnei Pereira da Silva que atua na Polícia Militar em Colatina, “o conteúdo aqui adquirido está enriquecendo o meu conhecimento, me capacitando ainda mais a agir em parceria com a comunidade”.
Em continuidade, o sargento Fabio Luiz Tamanini Moreira do Corpo de Bombeiros relata que "o curso nos faz refletir, enquanto operador de segurança, o passado, o nosso presente e o resultado que alcançar no futuro no tocante a causa e efeito, e está situado como cidadão incluso na sociedade, são informações ricas e preciosas que devem ser perpetuadas e praticadas em todos os níveis da sociedade”. Para o Guarda Municipal de Linhares, Leandro Bonicenha Oliveira, “Vimos que a união das entidades de segurança se preocupando com o bem estar da população acarreta na melhor forma de atender e prestar um serviço melhor para a comunidade”.
Ao longo da semana o curso contou com disciplinas de “Polícia Comunitária e Sociedade”, “Mobilização Social e Estruturação de Conselhos Comunitários de Segurança”, “Trocas de experiências em Polícia Comunitária”, “Direitos Humanos”, “Relações Interpessoais”, “Mediação de Conflitos” e “Gestão pela qualidade na Segurança Pública”, perfazendo a carga horária total de 40 horas.
Para o coordenador do curso, major Sandro Roberto Campos “as instituições de segurança pública devem caminhar integradas e com foco dos seus serviços na população e seus problemas locais, andar na contramão deste processo e abraçar o modelo tradicional de gerar segurança pública é condenar as Instituições ao retrocesso”.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573