Governo do Estado do Espírito Santo
20/08/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h15

Polícia Militar comemora Dia do Soldado e homenageia seu destaque operacional

A Polícia Militar comemorará na manhã da próxima sexta-feira (23), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Santana, Cariacica, a solenidade militar em comemoração ao Dia do Soldado e em homenagem ao destaque operacional da PM do primeiro semestre de 2013. O evento será realizado a partir das 08h00mim.

Esta solenidade terá um destaque especial, pois, além de contar com a participação dos Alunos Oficiais que frequentam o Curso de Formação de Oficiais, também participarão do evento mais de 500 Alunos Soldados que se encontram no Centro de Formação e Aperfeiçoamento realizando Curso de Formação de Soldados. Trata-se de uma tropa grande que proporcionará ao evento um maior brilhantismo em seu desenvolvimento.

O soldado

O Dia do Soldado é comemorado no dia 25 de agosto por ter sido a data de nascimento do patrono do Exército, Marechal Luís Eduardo de Lima e Silva, o “Duque de Caxias”. Essa homenagem foi concretizada pelo Governo Brasileiro em 25 de agosto de 1923 por reconhecer a dedicação do militar na veemente luta em prol do povo brasileiro desde seus primeiros passos na vida militar.

O título de “Duque de Caxias” lhe foi concedido pelo Imperador em 23 de março de 1869, sendo este o mais alto título de nobreza concedido pelo Imperador D. Pedro II. O termo Soldado é uma graduação da hierarquia militar que deriva do termo em latim SOLIDARIUS – alguém que é pago para servir.

O saudoso e venerado jornalista Barbosa Lima Sobrinho o Cognomina de “O Patrono da Anistia” e o povo brasileiro em espontânea consagração popularizou o vocábulo “CAXIAS” com o qual são apelidados os que cumprem, irrestritamente, seus deveres obrigacionais.

O também inesquecível sociólogo Gilberto Freire, nos reconhecimentos das excelsas virtudes do Duque de Caxias, assim se expressou: “Caxiismo não é conjunto de virtudes apenas militares, mas de virtudes cívicas, comuns a militares e civis”.

A carreira de soldado das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e das Forças Auxiliares (Policiais Militares e Corpos de Bombeiros Militares) proporciona ao jovem o aprendizado de valores como a disciplina, hierarquia, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros adjetivos que orientam suas atividades dentro e fora dos quarteis.

O soldado é um profissional remunerado como qualquer outro trabalhador que dedica seu tempo ao sucesso de uma empresa, pois sabe ele que sua sobrevivência depende da sobrevivência da própria empresa. Contudo, sem sombra de dúvidas, uma das missões mais espinhosas que existem é a do soldado, por que além de servir arduamente a todos os cidadãos indistintamente, sem qualquer tipo de segregação à classe social, cor, sexo, religião ou convicções político-partidárias, tem que manter-se sereno e consciente dentro das situações mais atípicas, que, em geral, sempre requerem decisões imediatas diante de situações das mais complexas.

O soldado aqui representado não é aquele que está na base da cadeia hierárquica, mas sim em toda a organização militar, seja ele o próprio soldado em sua essência ou quiçá um cabo, sargento ou até mesmo um tenente-coronel ou coronel. A simbologia da palavra atinge de forma exauriente todos aqueles que se dedicam de forma sacerdotal suas vidas ao cumprimento do dever de proteger a sociedade das diversas facetas da criminalidade.

Nesse ponto a presença física do soldado nas ruas é de vital importância para a manutenção da paz no dia a dia do cidadão. Para que isso aconteça temos que ter em mente que a presença anônima daquela pessoa personificada no soldado protetor da sociedade através da sua identificação mais objetiva, qual seja, o uso da farda, demonstrando de forma clara e à distância par quem quiser ver ou se socorrer, que ali existe um bastião de legalidade, sempre pronto a atuar nas missões mais delicadas, tendo ainda, por mais cruel que seja, a obrigação de não cometer erros, mesmo que diante de decisões tomadas em fração de segundos.

Sendo assim, o Dia do Soldado dever ser considerado o nosso dia, independentemente de patentes ou graduações, grau hierárquico ou acadêmico e local de labuta, enfim, trata-se de uma data para se exaltar o muito que já fizemos em prol da sociedade. Devemos ter muito orgulho, amor e respeito pela farda que envergamos, pois esta é a maior referência de paz e segurança que o povo capixaba possui.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard