Com uma solenidade, realizada na manhã desta terça-feira (25), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), localizado em Cariacica, a Polícia Militar do Espírito Santo comemorou o Dia do Soldado. A data faz referência ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Na oportunidade, a PMES prestou homenagens ao Destaque Operacional do 1º semestre de 2015.
Duque de Caxias foi reconhecido por ter sufocado várias rebeliões contra o Império e liderado forças brasileiras na Guerra do Paraguai, com coragem, disciplina, organização, amor à pátria e perseverança. Assim como hoje a PMES reconhece tais virtudes em seus Soldados de Ortiz, independente de posto ou graduação em que se encontram.
Em sua fala, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, ressaltou a missão nobre que cada policial tem que é a de defender o país e não ao governo. Incentivou aos futuros praças e oficiais, que estão em formação, que sigam o legado deixado pelos exemplares soldados da PMES. Enalteceu o ofício de cada policial e desejou que continuem nesse mesmo propósito, cabendo a sociedade, então, reconhecer e agradecer o trabalho prestado pela PMES.
O Comandante Geral da PMES, Marcos Antonio Souza do Nascimento, em sua alocução destacou que “o “Soldado de Ortiz” de nossos dias é um profissional de múltiplas habilidades, de múltiplos conhecimentos, necessários à atuação numa sociedade caracterizada por relações interpessoais cada vez mais complexas, onde valores e comportamentos estão em constante mutação. Ele repreende, aconselha, prende, salva, socorre, protege. Uma quantidade imensurável de tarefas que exigem incontáveis formas de agir, mas que na verdade podem ser traduzidas por meio da palavra que deve resumir a nossa missão: servir”.
Na ocasião da solenidade, foi prestada uma homenagem ao Destaque Operacional da PMES, eleito no 1º semestre de 2015, sendo ele o sargento Alcebíades Antônio Bolsonelli, pertencente ao efetivo do 13º Batalhão. O sargento se destacou perante inúmeras ações meritórias realizadas pelos policiais militares na sociedade capixaba. Entre os notáveis exemplos de dedicação e eficiência, registra-se a ocasião em que o militar abordou um veículo, próximo ao Bosque da Praia de Guriri, tendo os suspeitos dispensado uma arma. O armamento foi localizado e identificado como sendo um revólver calibre 38 com seis munições. Foi constatado ainda que o veículo possuía restrições de furto ou roubo, além da placa que estava adulterada com fita isolante. O militar se destaca ainda por outras apreensões, recuperação de produtos roubados ou furtados, na atuação na proteção de vítimas de violência doméstica, entre outras ações. O sargento Bolsonelli recebeu, como homenagem, uma placa metálica e uma singela lembrança.
A solenidade foi encerrada com um desfile do grupamento formado, em continência ao Comandante Geral da PMES, Marcos Antonio Souza do Nascimento.
Além do Comandante Geral da PMES e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social estiveram presentes no evento várias autoridades civis e militares. O grupamento foi formado pelos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) e Curso de Formação de Oficiais (CFO). A Banda de Música da PMES também prestigiou a solenidade.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573