Encerrou-se na tarde desta sexta-feira (18) em Nova Venécia, às comemorações referentes à semana da Consciência Negra. O evento aconteceu nos dias nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2016, na sede do 2º BPM, com diversas atividades culturais (músicas, danças, roda de capoeira), palestras, acadêmicos e outros eventos. O encerramento foi coroado com a 6º Caminhada da Consciência Negra.
Às comemorações iniciaram-se nesta quarta-feira (16), por volta das 09 horas na sede da Corporação, com o cântico do Hino Nacional Brasileiro. Logo em seguida, o Grupo Afrozumba sob o comando do percussionista Robinho José Maria Ferreira, fez uma apresentação contagiante, cantando e tocando musicas afro-brasileiros. Logo depois foi feita uma apresentação pelo grupo de Capoeira, comandada pelo mestre Espiga.
De acordo com o Tenente Coronel Sebastião Aleixo Batista, Comandante do 2º BPM, durante os três dias do evento, foram realizadas as seguintes palestras: Na quarta-feira (16), às 10 horas, palestra com a temática “Minoria Racial”, ministrada pelo mestrando em Geografia pela Universidade de Porto em Portugal Adriano Santos Batista. Por volta das 14 horas, o sociólogo (UFES) Rafael Nascimento Miranda, falou sobre a “igualdade social”.
Na quinta-feira (17) foi realizado um júri simulado com a participação de alunos do curso de Direito da Multivix e duas palestras com as abordagens “Legislação e penalidade para o militar”, referente ao racismo e injuria racial e “Relações étnicas raciais”, ministradas pelos Professores da Multivix em Nova Venécia, o advogado Taciano Magnago e Fernanda de Pinto Tassis. O evento contou também com a participação do Coordenador do Curso de Direito Maxwilian Novais Oliveira.
Já na sexta (18) pela manhã, a palestra foi ministrada pela Antropóloga da UFES e Pós Doutora pela Universidade de Barcelona na Espanha, Sônia Missagia de Matos (UFES), com a temática “Diversidade Racial, nossos preconceitos da sociedade contemporânea. Quem não os tem?”.
Após o almoço, cujo cardápio simbolicamente escolhido pelo Comandante: “Feijoada completa”, os Militares do 2º BPM se reuniram no pátio interno da Unidade por volta das 15 horas, com alunos das escolas de Vila Pavão, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Pinheiros, Boa Esperança, Ponto Belo, Mucurici, Jaguaré, Escola Estadual de Nova Venécia, Montanha (projeto vida lar esperança da criança), grupo Afrozumba, grupo de Capoeira, bem como a sociedade civil, para a 6ª Caminhada da Consciência Negra em Nova Venécia.
O grupo desceu a Alameda do Quartel, passando pelos principais ruas da cidade. Às 18 horas o evento encerrou-se na antiga Praça do Granito, no Bairro Beira Rio.
Para o Comandante do 2º BPM, o momento vem certificar mais uma vez, a Polícia Militar como a primeira instituição da república como defensora e patrocinadora dos direitos individuais e coletivos postulados no artigo 1º da Constituição Federal, onde se fundamentam os valores da república, a saber: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.
Assim, preservar a ordem pública, mais do que garantir a segurança de nossas instituições no estado democrático de direito, é garantir os direitos individuais e coletivos chancelados em nossos valores republicanos. E foi justamente isto que operamos junto à comunidade acadêmica, e os mais diversas grupos sociais no decorrer desta importante semana, finalizou o Tenente Coronel Aleixo.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573