Governo do Estado do Espírito Santo
02/09/2015 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h28

Polícia Militar comemora 23º aniversário do HPM

Na manhã de hoje (03), a Polícia Militar do Espírito Santo realizou uma solenidade em comemoração ao 23º aniversário de seu hospital.

Diversas autoridades civis e militares participaram do evento, que aconteceu no auditório do HPM e foi prestigiado por um público aproximado de 200 pessoas. Entre elas, o Comandante Geral da PMES, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, o Subcomandante Geral, coronel Ruy Guedes Barbosa Júnior, o Diretor de Saúde da Instituição, coronel Isson Feu Ferreira Pinto Filho, o Secretário de Segurança Pública, André de Albuquerque Garcia, o Subsecretário de Estado de Gestão Administrativa da Sesp, Vinícius Xavier Teixeira, a Delegada Chefe da Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno, e o Deputado Estadual Josias da Vitória.

Na oportunidade os militares da Diretoria de Saúde que passaram para a reserva remunerada no último ano foram homenageados pelos bons serviços prestados, pelo legado que deixaram para a Corporação, para a saúde dos militares e de seus dependentes, e pelo esforço de grande parte de suas vidas pela sociedade capixaba. Receberam lugar de destaque e uma singela homenagem o coronel Louzada, a coronel Maria das Graças, o coronel Jorgean, o coronel Élio, a coronel Fátima, o coronel Luiz Fernando, o tenente-coronel Antonio Pinto, o major Vittorio Roberto, a major Vania Hemerly, a major Heloisa Bernabé, a capitão Suely de Oliveira, a capitão Mônica Maria, a caítão Cláudia Regina, a 1º tenente Lucinete Costa, o 1º sargento Darci Surlo, o 2º sargento Marildo Pimenta, o 3º sargento Jório de Morais e o 3º sargento Giancarlo Pinto.

Emocionado, o coronel Isson iniciou seu discurso afirmando a enorme felicidade por comemorar mais um aniversário do HPM. O diretor fez questão de parabenizar a todos os profissionais que assistem, trabalham e testemunham os esforços e dificuldades enfrentadas pelo hospital. “Aqui se trabalha para que as pessoas não sintam dor, trabalhamos pela vida, pelas condições dignas de trabalho, pela dignidade humana”, destacou o oficial ao afirmar que a luta pela reativação do Centro de Tratamento Intensivo, pela reposição do efetivo, pela reativação do Pronto-Atendimento, entre outros serviços, são objetivos almejados pela equipe.

Salientou ainda que os militares da saúde da PMES devem ser propagadores dos inúmeros programas desenvolvidos pela Diretoria, que são reconhecidamente destaques no atendimento e amparo à sociedade capixaba. “A qualidade do serviço desempenhados pelos servidores da saúde ajudou a construir a história do HPM, a história desta família”, finalizou.

O Comandante Geral, coronel Marcos Antonio, elogiou os oficiais e praças do HPM pelos serviços ofertados em prol da saúde dos militares e seus dependentes, e dos civis.

Ao se colocar na condição de paciente do HPM, o coronel Marcos Antonio destacou seu empenho e de sua equipe para conseguir melhorias nos serviços prestados pelo hospital. “Passamos por momentos de dificuldades, mas temos procurado atuar junto às associações de classe, à Diretoria de Saúde, à Sesp, ao Deputado Da Vitória, para que possamos junto ao Governo do Estado vencer os desafios e conquistar nossos objetivos”, salientou o Comandante Geral.

O coronel Marcos Antonio ressaltou que, enquanto possuir forças e estiver na ativa, vai trabalhar junto a sua equipe para o fortalecimento do hospital, avançando nas demandas. Ao final, destacou ainda o profissionalismo desempenhado pelo coronel Isson e pelos militares do HPM em busca da resolução dos problemas enfrentados.

Ao frisar que todo o país enfrenta problemas orçamentários, o Secretário de Segurança Pública, André Garcia, disse que o momento é de superação. “Estamos em um momento de travessia. Nossa expectativa é de que, passado este ano, consigamos implementar as medidas estruturantes que o HPM necessita”, destacou.

André Garcia afirmou que todas as propostas de reestruturação dos serviços de saúde, apresentadas pela Comissão de Reestruturação do HPM, estão sendo analisadas para o seu desenvolvimento.



Medalha Primado da Saúde

Durante a solenidade, diversas pessoas foram condecoradas com a “Medalha Primado da Saúde”, em reconhecimento ao destaque no serviço e apoio ao Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo.

O Diretor de Saúde, junto à comissão de outorga da medalha, concedeu a homenagem ao Deputado Estadual Josias da Vitória, ao Subcomandante da PMES, coronel Guedes, ao tenente-coronel Marcelo Pinto Abreu, ao tenente-coronel Salomão Brêtas, ao major Márcio Margotto Cotta, ao major Sílvio Cesar Scaramussa, a capitão Tatiana Lacerda Alves Cassoli, a subtenente Soraya Beatriz Romania, ao 2º sargento José Barcelos de Barros, e à funcionária civil Lourdes Zorzal.



Breve histórico

O Hospital da Polícia Militar (HPM), inaugurado no dia 05 de setembro de 1992 por meio do decreto nº 3.317-N, está localizado na Avenida Joubert de Barros, em Bento Ferreira, município de Vitória. À época, 453 profissionais integravam o efetivo de servidores militares do quadro de saúde.

Em abril de 1993 foi aberto concurso público para o ingresso de 99 profissionais nas diversas especialidades previstas para oficiais. E em julho do mesmo ano, foram abertas 258 vagas destinadas aos 3º sargentos e cabos especialistas do quadro de saúde.

Com a autonomia orçamentária e administrativa adquirida desde a Lei nº 5.591/1999, a Diretoria de Saúde tornou-se responsável por toda estrutura de saúde da PMES, composta pelo HPM, pela Policlínica, pelo Centro Farmacêutico e Bioquímico, pelo Centro Odontológico, pelo Centro de Apoio Administrativo, pelo Centro de Perícias e Promoção à Saúde, pelo Centro de Enfermagem, pelo Centro de Promoção Social e pelo Centro Logístico e Financeiro.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard