A Polícia Militar comemorou na manhã desta quarta-feira (28) os 15 anos da criação da Diretoria de Inteligência da PMES (DINT). A comemoração foi realizada no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM) com a realização de um seminário sobre inteligência policial.
A Diretoria de Inteligência foi criada em substituição a PM/2, assumindo assim o status de Diretoria, passando a compor o Alto Comando da Corporação, evidenciando sua real importância nesse novo contexto, não mais exercendo funções correcionais para se dedicar exclusivamente as atividades de inteligência policial no campo estratégico, técnico e operacional, além da formação e aprimoramento do pessoal que atua no sistema de inteligência da Polícia Militar.
A missão da diretoria é desafiadora diante do progresso da tecnologia de informação, já que cabe a diretoria utiliza ao máximo a tecnologia para otimizar as respostas ao interesse público.
No início do evento foi feita uma apresentação por parte do Cel Marco Antônio de Souza, Diretor de Inteligência, sobre o que é a Diretoria e o que ela representa para a PMES e para a sociedade. Explicou também sobre o funcionamento da Diretoria, com todas suas subdivisões. A palestra buscou mostrar como funciona o dia a dia da Diretoria e quais os principais focos de atuação para o cumprimento da missão constitucional de preservação da vida e da ordem pública.
Após a apresentação do Cel Marco Antônio, foi realizada uma palestra pelo Ten Cel Antônio Jorge Goulart Matos, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com o tema "A atividade de inteligência na implantação das UPP's".
O Oficial Superior abordou inicialmente a atuação dos comandos criminosos que atuam no Rio de Janeiro frisando que o comando vermelho é o maior deles e mais perigoso. Destacou também a atuação das milícias nos morros e favelas do Rio, esclarecendo que as milícias ainda não estão envolvidas com o tráfico de entorpecentes.
O palestrante ainda explicou todo o funcionamento do tráfico de drogas naquele Estado, dizendo que não só de venda de drogas vive os traficantes, mas também de roubos, jogo do bicho, transporte clandestino, entre outros. Falou também um pouco sobre o sistema defensivo dos traficantes que envolve a contenção armada, obstrução das vias com obstáculos, sistemas sonoros de alerta, observadores em todas as entradas das favelas e morros e até sistema de vigilância eletrônica com a instalação de diversas câmeras de vídeo monitoramento.
Também foi destacado que as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP's) não visam o fim do tráfico de drogas, mas sim, o domínio territorial dos morros, uma vez que, caso os criminosos também dominem o território, o Estado ficaria inerte diante da impotência de agir naquela localidade, inclusive, com a impossibilidade da própria polícia agir dentro de uma área dominada por traficantes muito bem armados e dispostos a tudo para a manutenção do território.
A filosofia das UPP's é a de policiamento comunitário por meio de uma polícia de proximidade. A origem foi o grupamento de policiamento em áreas especiais (GPAE) que foi criado no ano de 2000 nos morros do Pavão/Pavãozinho e Cantagalo. O efetivo atual somente da UPP's é de 8.592 homens distribuídos em 33 Unidades Pacificadoras.
O Ten Cel Goulart finalizou sua apresentação agradecendo a oportunidade dada a ele para explanar um pouco sobre a organização da UPP's no Estado do Rio de Janeiro, deixando claro que não sabe se aquele modelo poderia ser implantado em outros estados da Federação, contudo foi o sistema escolhido pelo Rio para combater a criminalidade.
Após a palestra o Ten Cel Goulart mostrou para os presentes no auditório algumas sugestões que poderiam auxiliar em muito na redução da criminalidade, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o país. Essas sugestões passam por mudanças e ações no âmbito legislativo, administrativo e cultural de nosso país.
O Comandante Geral, Cel Edmilson dos Santos, parabenizou o palestrante, Ten Cel Goulart, pela apresentação dizendo que também possui sangue carioca já que nasceu no Rio de Janeiro e fez o Curso de Formação de Oficias também naquele Estado, além de possuir um irmão que faz parte da Policia Militar do Rio.
Parabenizou também a Diretoria de Inteligência pelos 15 anos de existência e, em especial, ao Cel Marco Antônio pela organização do seminário como destaque para marcar essa data tão significativa.
Agradeceu a todos os membros da Diretoria pelo esforço e empenho nos movimentos sociais ocorridos nos últimos meses munindo o comando geral de informações importantes que embasaram muitas das decisões tomadas sobre as ações desenvolvidas pela Corporação.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573