A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) encerrou, na tarde dessa quinta-feira (24), o Curso de Capacitação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) – Novo Currículo para o 5º ano do Ensino Fundamental - “Caindo na Real”. O curso, que teve duração de 25 horas, capacitou 32 policiais para a execução do programa.
A Solenidade de Formatura aconteceu no auditório da FAESA, no Campus Cariacica, e contou com a participação do Tenente Coronel Jaílson Miranda, Diretor Adjunto de Ensino, Instrução e Pesquisa, do Major Celso Luiz Ferrari, Subcomandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), do Major Sandro Roberto Campos, Chefe da Divisão de Polícia Comunitária da Diretoria de Direitos Humanos, do Diretor da FAESA, Geovani Borgo Sardi, e do homenageado 2º Tenente Mauro Temporim - facilitador do curso.
O novo currículo adotado no curso foi desenvolvido nos Estados Unidos após 20 anos de estudos e pesquisas com adolescentes e jovens das escolas de ensino fundamental e médio daquele país. Pautado na aprendizagem socioemocional das crianças e adolescentes, tem como objetivo o fornecimento de instrução eficaz para que eles desenvolvam habilidades básicas em suas escolhas.
O Diretor da FAESA, Geovani Borgo Sardi, enalteceu o sucesso do Proerd e informou que acolhe o projeto com carinho em sua instituição, pois sabe o que ele representa para a sociedade. Para Borgo, “já que o programa tem sucesso, os problemas, lá na frente, serão menores”.
Para o Capitão José Antônio L. Cardoso, orador da turma, o policial fardado na sala de aula diante de crianças e adolescentes representa algo novo. “O Proerd tem um papel muito importante na desconstrução da imagem do policial guerreiro, do policial afastado da população”, ressaltou.
HOMENAGEM
A Solenidade de Formatura celebrou não somente a habilitação de 32 instrutores do programa, mas também, a história de um senhor de cabelos brancos e voz firme, que deixava sua marca na instituição PMES. O 2º Tenente Mauro Temporim completava, nessa quinta-feira (24), como informou, seus 30 anos e 1 dia de serviços prestados à sociedade.
O policial foi incorporado às fileiras da PMES no dia 23 de Abril de 1984. Iniciou a carreira militar em sua Cidade natal pelo 4º Batalhão, em Vila Velha. Teve também passagens pelo CFA e pelo Quartel do Comando Geral (QCG), mas foi trabalhando no Proerd praticamente metade de sua jornada, 14 anos, que o facilitador do curso desenvolveu sua habilidade para salvar famílias.
O Tenente Coronel Miranda evidenciou a importância do 2º Tenente na mudança de comportamento da PMES nos últimos 12 anos, e expôs o desejo de que a Polícia Militar motive seus policiais cotidianamente. Ao agradecer o empenho de Temporim, o Tenente Coronel afirmou que a jornada do policial não acabou para a instituição. “Sempre que precisarmos, iremos procurá-lo, devido ao seu cabedal, desenvoltura e motivação”, ressaltou.
Para o pedagogo do curso, 2º Tenente Wamberto Reis da Silva, o amigo deixa uma marca de profissionalismo. Frisou que a atuação de Temporim no Proerd é uma marca de amor. “No último dia de serviço ele forma uma nova turma de instrutores do programa”, destacou.
Durante sua fala, Temporim informou que há um ano, aproximadamente, vinha se preparando para a reserva e que, quando esse dia se aproximou, quis que ele ficasse mais distante, pois ama o que faz. “Parece que você está perdendo alguma coisa ou alguém de muita importância”, disse.
A firmeza do discurso esmoreceu quando, durante uma canção entoada pelos presentes, entraram pelo auditório sua esposa, sua filha, e seu filho - um aluno soldado que trazia estampado na farda o mesmo nome de guerra que o pai utilizou. “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé, e aguardo a coroa que nos foi proposta”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573