A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Interativa, concluirá nesta sexta-feira (26), a capacitação de 51 Policiais Militares, Policiais Civis, Guardas Municipais e Bombeiros Militares no uso de equipamentos não letais. A iniciativa é resultado da parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal e municípios da Grande Vitória com o programa “Crack, é Possível Vencer”.
Lançado em dezembro de 2011, o programa abrange um conjunto de ações para enfrentar o crack e outras drogas e tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, bem como o tráfico e as organizações criminosas, ampliando as atividades de prevenção.
O treinamento oferece aos alunos o conhecimento de aspectos legais da utilização diferenciada da força policial, que vai da simples presença e verbalização, ao controle físico, emprego de bastões e algemas, arma de choque, até a utilização de spray de pimenta, gás lacrimogêneo, e “tiros de borracha” e outros equipamentos, para preservar a integridade física de suspeitos abordados.
“A proposta foi capacitar os profissionais da segurança pública em uma atuação mais alinhada às normas vigentes de direitos humanos, com a preservação de vidas, inclusive dos próprios agentes policiais”, disse o major Leandro Menezes, coordenador do treinamento.
Os participantes do treinamento também receberam capacitação com os cursos “Multiplicadores de Polícia Comunitária” e “Redes de Atenção e Cuidado ao usuário” que contou com participação de instrutores civis de outros estados e do município de Vitória. Durante o curso, temas como aspectos psicossociais dos usuários e dependentes químicos foram abordados, com orientação quanto aos encaminhamentos à rede local de atendimento médico e de assistência social.
Simulação de ocorrências
Na manhã da sexta-feira (26), será realizada a avaliação dos alunos, em oficinas que irão simular ocorrências policiais, onde os agentes decidem pela utilização ou não dos recursos disponíveis, como o armamento não letal. A simulação acontece no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar, no bairro Santana, em Cariacica.
Na parte da tarde, uma solenidade de formatura ocorrerá a partir das 15 horas no auditório da Faesa, em Vitória. Na ocasião, 36 policiais militares também receberão o certificado de conclusão do curso de formação de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar (Proerd).
Local de atuação
Ao final da capacitação, os participantes do treinamento atuarão inicialmente na região da Vila Rubim, Ilha do Príncipe e Santo Antônio, em Vitória, locais indicados para a intervenção pública inicial. Os equipamentos utilizados no curso, 100 pistolas incapacitantes de condutividade elétrica (Spark) e os 150 espargidores de gel e espuma de pimenta, serão empregados pelos policiais atuantes na região, agora capacitados pelo Programa Crack, é Possível Vencer.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Paulo Henrique da Vitória
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7