A Polícia Militar do Espírito Santo apresentou os números do 1º turno das eleições, durante reunião técnica de avaliação realizada na tarde desta quinta-feira (20). No encontro, que contou com a presença de oficiais do Estado-Maior Geral (EMG) e do Comando de Policiamento Metropolitano (CPOM), foi concluído o planejamento operacional para o 2º turno do pleito.
Segundo o Chefe do EMG, Coronel Jailson Miranda, a Polícia Militar mais uma vez contribuiu de forma exemplar para o fortalecimento da democracia. “O nosso objetivo principal foi alcançado com sucesso. Asseguramos que nenhum risco grave pudesse comprometer o processo de escolha dos representantes do poder Executivo e Legislativo em todos os municípios do Estado. Agradecemos especialmente a dedicação de cada policial empenhado”, destacou o oficial.
Para a próxima etapa a estratégia será mantida. Nos municípios onde as eleições foram para o 2º turno, a Polícia Militar irá reforçar o efetivo com 2.350 policiais, dedicados exclusivamente ao pleito, além de cerca de 400 militares empregados no policiamento ordinário dos batalhões de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória. Aproximadamente 2.750 policiais vão atuar no 2º turno das eleições, nos 375 locais de votação compreendidos entre as 12 zonas eleitorais.
O Major Leonardo, da Divisão Operacional do CPOM, destacou a redução no número de ocorrências em relação às eleições de 2012. Naquele ano foram registradas 497 ocorrências no 1º turno, enquanto que neste ano foram contabilizadas 272 ocorrências. “Essa redução é reflexo da capacidade e efetividade do policiamento preventivo, que contribuiu para coibir o cometimento de delitos eleitorais”, salientou. Além disso, o oficial acredita que alterações na legislação eleitoral e a diminuição no período da campanha política podem ter contribuído para a redução deste número.
A Operação “Eleições 2016” realizada pela Polícia Militar do Espírito Santo no 1º turno garantiu a segurança de milhares pessoas que foram às urnas em todos os 78 municípios. Durante o pleito eleitoral não foi registrada nenhuma ocorrência que pudesse comprometer a lisura e o livre exercício da democracia, o que demonstra que a estratégia de prevenção aos delitos eleitorais foi muito bem sucedida.
As ações para o 2º turno vão contar novamente com o apoio do Batalhão de Missões Especiais (BME), do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont), em parceria com as demais agências envolvidas.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573