Na tarde desta terça-feira (19), foi realizada a solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica que renova e reforça a atuação da Patrulha Escolar na Região Metropolitana da Grande Vitória. A parceria foi firmada entre a Secretaria de Estado de Educação (Sedu), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Polícia Militar.
O evento aconteceu no auditório da escola Professor Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, onde estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, André Garcia, o secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, o comandante de Polícia Ostensiva Metropolitana, coronel Alexandre Ofranti Ramalho e demais autoridades civis e militares, além de professores e alunos da rede estadual de ensino.
Com essa parceria, as escolas estaduais da região Metropolitana vão contar com um reforço inicial de 35 policiais militares em 12 viaturas, beneficiando um total de 159 escolas, com a possibilidade de acréscimo de efetivo policial em convênios futuros. Aos policiais serão fornecidos aparelhos celulares para que a comunicação entre a escola e os militares seja ainda mais ágil e eficiente.
Em sua fala, o comandante geral Coronel Nylton falou sobre a importância dessa ação, que institucionaliza o projeto Patrulha Escolar na Polícia Militar. “Como primeiro passo, nós dobramos o efetivo da Patrulha Escolar e vamos buscar evoluir o projeto para a criação, dentro do quadro organizacional da PM, de uma Companhia de Polícia Especial da Patrulha Escolar. Queremos que os nossos policiais estejam dentro das escolas, assessorando os diretores e os professores, servindo de inspiração e exemplo para os nossos alunos”, afirmou o comandante.
Para o secretário de Segurança Pública, André Garcia, a união dos esforços dos educadores, familiares e da Polícia Militar é fundamental para repassar valores sociais importantes e minimizar os impactos da violência na vida das crianças e adolescentes. A educadora Ivy Rocha Costa, diretora da escola Catharina Chequer, em Novo México, confirmou o discurso, ressaltando a relevância do projeto.
“Nós já acionamos a Patrulha Escolar e fomos muito bem atendidos pela equipe, que se mostrou solícita e compromissada em solucionar os conflitos. Estamos muito felizes com essa ampliação de efetivo e maior alcance do projeto. A presença deles nos dá segurança e tranquilidade para o trabalho”, frisou.
A coordenação da Patrulha Escolar é de responsabilidade da Divisão Operacional do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitana da PMES, através do major Webstone Alves Christ.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
2º tenente Anthony Moraes Costa - Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857