A Polícia Militar do Espírito Santo, por intermédio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) e do comando do 6º Batalhão (Serra), realizou uma reunião com o objetivo de incentivar a comunidade local para a construção do Conselho Interativo de Segurança Pública que abrange a região da Grande Carapina, composta por 13 bairros no município de Serra. O encontro foi realizado nessa quinta-feira (23).
A reunião contou com aproximadamente 45 pessoas e com a presença do Diretor de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, Coronel Cristhian Tatagiba Franco, Chefe da Divisão Corporativa de Polícia Comunitária da DDHPC/PMES, Tenente-Coronel Giuliano Menegatti, subcomandante do 6º BPM, Major Paulo Rogério do Carmo Barbosa, chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional da Div. Corporativa de Polícia Comunitária da DDHPC, Major Sandro Roberto Campos, do capitão comandante local da 1ª Companhia, além de oficiais e praças do 6º Batalhão e DDHPC, vereadores Neidia Mauro Pimentel, Sebastião Sabino de Souza e Aécio Darly de Jesus Leite, lideranças comunitárias, comerciantes e segmentos da sociedade civil organizada em geral.
O encontro teve início com as boas vindas e a explanação dos propósitos do encontro pelo Tenente-Coronel Menegatti às comunidades locais.
Para o Major Sandro Roberto Campos, “a quantidade de público presente foi muito expressiva e certamente terão muitos debates em torno da estruturação do Conselho, saímos da reunião muito esperançosos que esse trabalho possa render frutos e amadurecimento da sociedade local em torno de seus pleitos e encaminhamentos diversos perante o poder público”.
Para Marlene Zambon, da EMEF Manoel Carlos de Miranda do bairro José de Anchieta, “esperamos muito que o Conselho ouça a comunidade acerca de suas necessidades e aflições e reconheça nas escolas o centro maior de mobilização social, recebendo apoio do poder público e que seja representativo de toda a comunidade local”.
Para Alexandra Machado, do bairro Jardim Carapina, “o envolvimento de todos os segmentos da sociedade serrana certamente irá colaborar para uma sociedade melhor, com a redução de crimes e que seus integrantes sejam verdadeiros colaboradores”.
Para Hércules Lucei, do bairro André Carloni, “a formação do conselho é uma oportunidade de criar e elaborar um plano para a região, de maneira a tentar resolver problemas diversos em conjunto com os serviços públicos a fim de conquistar o bem-estar social”.
Por fim, o Coronel Cristhian Tatagiba Franco agradeceu a presença de todos e destacou a importância do empenho contínuo diante dos assuntos debatidos, que, mesmo em meio a dificuldades, é uma saída que certamente traz relevância para a necessária representatividade da segurança pública em geral.
A visita foi encerrada com o agendamento de uma reunião para o dia 30 de junho, a fim de continuação dos debates alusivos à estruturação do Conselho por parte da sociedade local, com vistas a sua futura fundação.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573