Na tarde dessa terça-feira (05), a Polícia Militar do Espírito Santo, por intermédio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, realizou a apresentação do Programa de Educação e Resistências às Drogas (Proerd) e da proposta de elaboração de Protocolos de atendimentos às ocorrências de violência contra as mulheres. O encontro foi presidido pelo Secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia.
Estiveram presentes o Subcomandante Geral da PMES, Coronel Ilton Borges Correia, o Diretor de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), Coronel Cristhian Tatagiba Franco, o Chefe da Divisão Corporativa de Polícia Comunitária da DDHPC, Tenente-Coronel Giuliano Menegatti, o chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional da DDHPC, Major Sandro Roberto Campos, o Coordenador Estadual do Proerd, Capitão Ângelo Valc Rufino, e a Gerente de Proteção à Mulher (SESP), Miriam Beccheri Cortez.
A reunião foi aberta pelo Coronel Ilton Borges e o Coronel Tatagiba, que apresentaram os propósitos do encontro, situando a diretoria num prisma de prevenção e ações voltadas para práticas da Instituição voltadas para a sociedade, práticas de interesse relevante para a SESP.
Em seguida, o Capitão Valc realizou uma explanação sobre o Proerd, divulgando conceitos, funcionamento, dados de atendimentos e sua importância no cenário da prevenção primária e expressiva profundidade e conhecimento da sociedade em geral. O programa atende aos currículos das séries iniciais, 5º e 7º anos e abarca também os pais dos alunos, além de estar inserido em seus ensinamentos aspectos relacionados à prevenção a violência doméstica.
No segundo momento, foram apresentados, pelo Major Campos, uma proposta de elaboração dos Protocolos de atendimentos de ocorrências policiais no âmbito da violência doméstica e a construção de condutas conjuntas alusivas ao projeto "Patrulha da Família", implantado pelo Governo do Estado em abril deste ano. A proposta visa garantir, ao mesmo tempo, segurança jurídica aos policiais militares que atendem ocorrências neste cenário, bem como, por conseguinte, proporcionar melhoria na qualidade dos serviços prestados pela PM à população.
Para o Secretário de Segurança Pública, André Garcia, "a Polícia Militar está de parabéns! Estão realizando serviços importantíssimos para a sociedade e esses trabalhos devem continuar. Priorizaremos o Proerd enquanto ferramenta de prevenção importantíssima para nossas crianças, adolescentes e seus pais, sendo de fundamental importância para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Daremos todo o apoio para o desenvolvimento das ações que a PM está imbuída no âmbito da adequada abordagem da violência doméstica contra as mulheres, visando proporcionar maior segurança jurídica aos nossos policiais militares em atuação nos mais diversos locais do Estado".
A Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES pretende marcar novas agendas com o Secretário de Segurança, com a finalidade de apresentar mais ações e projetos que estão em andamento, visando, principalmente, trabalhar em sintonia com os demais órgãos componentes do sistema de segurança pública do Estado e conferir apoio e maior integração para o aprimoramento e maior investimento em causas importantíssimas para a sociedade civil organizada que é prevenir para que o crime não ocorra.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573