Na tarde de sábado (28), durante um policiamento preventivo no Distrito de Braço do Rio, em Conceição da Barra, uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) avistou vários pássaros silvestres sendo mantidos em cativeiro em diversas residências.
Além dos pássaros foram encontrados também três alçapões para captura de pássaros e um viveiro móvel. Os policiais constataram que 45 pássaros silvestres estavam presos em gaiolas, sendo 25 coleiros, cinco canários-da-terra, cinco jandaias, dois papagaios, dois caboclinhos, dois cardeais, três pombas e um sabiá.
Treze pessoas foram identificadas como proprietários dos pássaros e como não possuíam autorização do Ibama para tal atividade, se comprometeram a comparecer à Delegacia de Polícia Civil de Conceição da Barra, mediante Termo Circunstanciado Ambiental, onde responderão pelo crime de manter animal silvestre em cativeiro de forma irregular.
Os pássaros silvestres e todos os materiais apreendidos foram encaminhados para a Floresta Nacional do Rio Preto em Conceição da Barra, para avaliação e cuidados junto a veterinários e biólogos para posterior soltura.
A multa por manter pássaros em cativeiro sem a devida licença é de R$ 500,00 por unidade sendo que, no caso de espécie em vias de extinção, o valor chega a R$ 5.000,00 e a pena para tal crime é de detenção de seis meses a um ano e multa. A pena é aumentada da metade, se o crime for praticado contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573