Nessa quarta-feira (18), uma das equipes da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou fiscalização na área urbana de Cachoeiro de Itapemirim, atendendo a denúncias de cativeiro de pássaros da fauna silvestre, quando apreenderam 49 pássaros.
As diligências ocorreram no bairro Otto Marins, onde os policiais constataram que um cidadão mantinha em cativeiro 49 pássaros da fauna silvestre, sendo 48 canários-da-terra e um coleiro.Todos sem as anilhas de identificação e sem registro junto ao Ibama. Também foram encontrados um alçapão, 17 anilhas com medidas alteradas, 25 gaiolas, três transportadores de pássaros e uma balança artesanal.
De acordo com o responsável pelos animais, durante muito tempo ele manteve o seu plantel regularizado junto ao Ibama, sendo as aves provenientes de criadouros autorizados e de procriação que ocorria em cativeiro. Todavia, de algum tempo para cá ele deixou de fazer o registro dos pássaros que nasciam e chegou a capturar alguns pássaros que estavam soltos na natureza.
O cativeiro irregular de animais da fauna brasileira constitui crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, razão pela qual o homem foi encaminhado ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro de Itapemirim, a fim de ser ouvido pela autoridade policial de plantão. Os animais apreendidos foram encaminhados para o Escritório Regional do Ibama, de onde serão encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz .
Os animais apreendidos e encaminhados ao Cereias recebem atendimento veterinário, alimentação apropriada em espaço físico adequado até que possam voltar à natureza. Desde sua fundação o Cereias já recebeu quase 73 mil animais, 77% já retornaram à natureza, 2% foram transferidos para outros estados, 19% não resistem aos maus tratos sofridos e chegam a óbito e 2% estão em recuperação atualmente no Centro.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573