Nesta quarta-feira (05), policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam diversos pássaros em risco de extinção no distrito de Ibitiruí e Santa Luzia, na zona rural de Alfredo Chaves. Os policiais chegaram até os locais indicados após receberem denúncias anônimas da manutenção irregular em cativeiro dos pássaros silvestres.
Durante as diligências, chamou a atenção dos policiais o fato de que em apenas uma residência na comunidade de Santa Luzia, foram apreendidos um bico-de-lacre, dois coleiros, dois trinca-ferros, e um total de trinta catataus, que se encontram na lista de risco de extinção. Segundo os policiais, pelo comportamento asselvajado dos pássaros, tudo indica que haviam sido capturados na natureza recentemente.
Cinco moradores responsáveis pelos pássaros assinaram um termo de compromisso para comparecimento em juízo quando intimados.
Os animais foram alimentados no viveiro da sede da 1ª Companhia Ambiental em Cariacica de onde seguirão para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens, localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz, onde receberão atendimento veterinário, alimentação apropriada em espaço físico adequado até que possam voltar à natureza.
Fique atento:
A multa por manter pássaros em cativeiro sem a devida licença é de R$ 500,00 por unidade sendo que, no caso de espécie em vias de extinção, o valor chega a R$ 5.000,00 por indivíduo, e a pena para tal crime é de detenção de 06 meses a um ano e multa. A pena é aumentada da metade, se o crime é praticado contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção.
Entrega voluntária:
A Polícia Militar Ambiental orienta e incentiva as pessoas que não mantenham animal silvestre em cativeiro de forma irregular, e caso o possua, que procure a Polícia Ambiental mais próxima a fim de fazer a entrega voluntária, não imputando ao cidadão nenhum tipo de responsabilidade penal.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573