Na manhã dessa segunda-feira (24), um homem de 48 anos foi preso pela Polícia Militar Ambiental (BPMA) por posse irregular de arma de fogo, em São Mateus. Foram apreendidas duas espingardas calibre 36, seis munições e equipamentos para caça, além de pássaros silvestres, sendo um papagaio e um coleiro.
O fato ocorreu no bairro Mariricu, em São Mateus. Durante patrulhamento na região, os militares avistaram em uma residência um papagaio mantido em uma gaiola. Ao realizar a fiscalização sobre a procedência do animal, o proprietário informou não possuir registro de criador junto ao IBAMA. Após a constatação a guarnição realizou buscas na residência, onde foi localizada mais uma ave, da espécie “coleiro”, que também era mantida de forma irregular.
Em seguida, os policiais encontraram atrás da porta de um quarto duas espingardas calibre 36, três munições calibre 36 deflagradas, três munições calibre 32, sendo uma recarregada e as demais deflagradas, um frasco de pólvora, binóculo, rede de espera e roupas de coloração verde-camuflada. Todo o material foi apreendido.
O armamento não possuía registro e o acusado foi encaminhado à delegacia de São Mateus, sendo atuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo. De acordo com a equipe, o infrator também responderá por crime ambiental, pois mantinha pássaros da fauna silvestre brasileira em cativeiro sem autorização do órgão ambiental.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573