Nesse sábado mais de cem tabletes de maconha foram apreendidos após operação policial no município de Serra. Armas de fogo também foram apreendidas por militares do 6° BPM em diferentes locais. Na sexta-feira, policiais militares do Grupo de Apoio Operacional do 6° BPM apreenderam entorpecentes e detiveram pessoas envolvidas em práticas criminosas. As apreensões aconteceram após cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Serra. Dois bairros foram alvos dessa ação policial que ocorreu logo no inicio da manhã.
No sábado (25), em uma grande operação conjunta do Serviço de Inteligência do 6° BPM e militares do Grupo de Apoio Operacional (GAO) do 5° BPM, uma grande quantidade de entorpecente foi apreendida. Havia denúncia de que duas pessoas viajaram até o estado de São Paulo para retornarem com uma carga de maconha e que três pessoas estariam a espera da droga. Um cerco foi montado e foi percebido que dois táxis foram utilizados no transporte. Porém no intuito de tentar enganar qualquer intervenção policial, apenas um dos táxis carregava o entorpecente. A abordagem aconteceu em Jacaraípe e aproximadamente 100 kg de maconha divididos em 110 tabletes foram apreendidos. Foram presas quatro pessoas nessa ocorrência.
No bairro Jardim da Serra, em verificação de informações anônimas, militares do GAO do 6° Batalhão apreenderam drogas, exatamente no local indicado na denúncia. Foi noticiado a guarnição que dois suspeitos estariam em um bar realizando o comércio de drogas. Com a chegada da equipe os jovens foram abordados. As drogas estavam escondidas dentro de sacola plástica e papéis de cigarro, totalizando 52 buchas de maconha, oito pinos de cocaína, quatro pedras de crack e a quantia de R$ 250,00 em espécie.
Já em Parque Residencial Tubarão, uma guarnição ao atender uma ocorrência, recebeu informações da vítima, que seu ex-companheiro utilizava de uma arma de fogo para intimidá-la em suas ameaças. O suspeito, J.V.N., foi localizado e abordado, contudo não portava nada de ilícito. Mas diante das afirmações da solicitante, os militares revistaram a residência do suspeito e lá localizaram dentro de uma mochila, um revólver calibre 38 com quatro munições e ainda mais cinco munições calibre 32.
Na sexta-feira (24), o GAO apoiados pela Companhia de Operações com cães do BME, se deslocou ao bairro Serra Dourada II em um local apontado como ponto de venda e esconderijo de entorpecentes. No imóvel encontrava-se uma senhora que acompanhou toda a busca realizada. Através do cão farejador foi localizado aproximadamente 1kg de maconha. Outra quantidade de drogas também foi apreendida pelos militares em diferentes locais da residência, além de um revólver calibre 38 e mais nove munições do mesmo calibre. Indagada sobre os materiais ilícitos localizados, B.C.G., afirmou pertencer a seu esposo que havia acabado de sair da residência. O.S.P., foi abordado e detido no local de trabalho e confessou ser o proprietário de todos os produtos apreendidos.
O segundo bairro alvo da operação policial foi Nova Carapina II. Na residência indicada, os militares fizeram um cerco. No imóvel estavam E.F.S., de 27 anos e E.N.C.S., de 17 anos. Foram apreendidos, no local, uma pistola calibre 9mm com dois carregadores com 31 munições, arma esta que já estava pronta para o uso, aproximadamente 300g de maconha e sete pedras de crack. Segundo levantamento, ambos os detidos negociavam a venda de armas e drogas e o adolescente apreendido participou do assalto a uma senhora no bairro Pitanga na Serra ocorrido no dia 16 deste mês, sendo apreendido por guarnições do BME no dia 20, e novamente, no dia de hoje pelo 6° BPM.
No mesmo dia, o GAO apreendeu um revólver calibre 38 com duas munições intactas, no bairro Jardim Bela Vista. A guarnição suspeitou de um rapaz que estava encostado em um veículo. No momento da abordagem com M.A.L.S., de 14 anos, nada foi encontrado, mas pela atitude suspeita do menor foram feitas buscas nas proximidades e a arma de fogo foi localizada.
O GAO ainda localizou outra arma de fogo. Desta vez em Novo Porto Canoa. Em patrulhamento pelo bairro foi visto pela equipe que um jovem arremessou algo na varanda de uma residência no instante que a viatura se aproximava. Abordado, V.A.M.G., de 25 anos, nada portava. Contudo ao verificar o que havia dispensado foi encontrado um aparelho celular que sequer sabia informar a procedência. Foi descoberto que o abordado morava na casa onde dispensou o objeto e lá, após revistas, foi localizado um revolver calibre 38 com seis munições.
Em Bairro das Laranjeiras, uma guarnição viu quando dois suspeitos fugiram ao notar a presença da viatura. Os suspeitos não foram localizados. No local foram encontradas 43 pedras de crack e duas buchas de maconha foram encontradas.
Já no bairro Serra Dourada III, através de informações repassadas pelo serviço de videomonitoramento de Serra, militares detiveram três pessoas com entorpecentes. O suspeito visto pelas câmeras conseguiu fugir, mas os outros envolvidos foram abordados. No total foram encontrados 12 papelotes de cocaína, nove buchas de maconha, 12 pedras de crack, três frascos de loló e dinheiro.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573