A Polícia Militar Ambiental, nessa terça-feira (22), apreendeu diversos pássaros silvestres em cativeiro no município de São Mateus. A apreensão ocorreu após uma pessoa participar de uma palestra e informar aos militares ambientais que em uma residência haveriam pássaros mantidos em gaiolas.
Após uma pessoa assistir palestras ministradas por instrutores da unidade ambiental, ele informou aos militares que tinha conhecimento de uma residência que continha vários pássaros em cativeiro. Policiais ambientais prosseguiram ao local informado, onde foi percebida uma resistência preliminar por parte do casal proprietário, que iniciaram a soltura de alguns pássaros silvestres, contudo, após advertência por parte dos agentes, foi fraqueada a entrada dos policiais para fiscalização na casa.
No local foram encontrados e apreendidos 36 canários, dos quais quatro encontravam-se anilhados com suspeita de adulteração nos adornos de identificação. Foram apreendidos ainda, 46 gaiolas, 21 ninheiras, um anilhador e um alçapão, sendo que por dificuldade de logística no transporte 40 gaiolas foram destruídas no local alvo da fiscalização.
O autor do crime ambiental, qualificado como G.V.R.A, se comprometeu na forma de Termo Circunstanciado a comparecer junto ao Poder Judiciário local, em data pré-agendada, a fim de apresentar defesa prévia sobre o flagrante observado. Quanto aos pássaros apreendidos, 32 foram entregues na reserva biológica Flora do Rio Preto, situada no município de Conceição da Barra-ES, onde passarão por triagem sob acompanhamento do veterinário Alberto – chefe da Reserva. Quanto aos pássaros anilhados, todos serão encaminhado ao Instituto Federal Ibama – situado na Capital do Estado, onde passarão por avaliação criteriosa quanto à legalidade e origem dos adornos, uma vez que o criador irregular não continha lista de passeriforme.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573